A partir de 7 de outubro, as escolas particulares de Nova Odessa estarão autorizadas a retomar as atividades presenciais com alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental, segundo decreto previsto para hoje no Diário Oficial do Município. A medida também contempla cursos técnicos, ensino superior e educação profissional.
Para retomar as atividades, as escolas privadas terão de apresentar os protocolos que pretendem seguir à Vigilância Sanitária.
Em relação às escolas estaduais, Nova Odessa seguirá o Estado, com o retorno de alunos do ensino médio e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) a partir de 7 de outubro e do ensino fundamental depois de 3 de novembro. As aulas na rede municipal de ensino continuarão sendo realizadas remotamente.
A Prefeitura de Americana, que havia dito que tomaria a decisão até o fim desta semana, não respondeu ao questionamento da reportagem.
Sumaré é o único que já confirmou que manterá as aulas remotas e não volta presencialmente dia 7. Sumaré e Hortolândia já permitiram a volta das escolas particulares. Ontem, a Prefeitura de Hortolândia informou que o tema segue “em discussão e análise”. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste não se pronunciou.
EVENTOS
Em outro decreto também previsto para ser publicado hoje, a Prefeitura de Nova Odessa autoriza, a partir de 7 de outubro, a retomada de atividades em espaços culturais como bibliotecas, centros de convenções e palestras, além de salões de festas e buffets.
Os locais deverão ter funcionamento limitado a oito horas diárias, a ocupação máxima deve ser limitada a 40% da capacidade, o acesso deve ser controlado e os participantes devem ter a temperatura aferida com termômetro infravermelho.
Além disso, devem ser respeitadas as regras básicas de higiene pessoas (com disponibilização de álcool gel), distanciamento – mínimo de 1,5 metro – e não pode haver atividades (shows, projeções, eventos e espetáculos) com público em pé.