quarta-feira, 15 janeiro 2025

Vazamentos atrasam a volta d’água às casas

Após um dia de atraso, o bombeamento de água bruta no Rio Piracicaba foi retomado no início da tarde de ontem, após a conclusão das obras de interligação da nova captação de água de Americana.

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) havia informado que a obra iria “fechar a água” da cidade das 6h às 18h de terça-feira (6). Porém, reparos de vazamento na Praia Azul adiaram a conclusão dos serviços.

“A água já está sendo tratada para abastecer os reservatórios e as residências até o final do dia, segundo previsão do DAE”, informou a prefeitura na tarde de ontem.

Os serviços de interligação da nova captação da cidade foram iniciados na manhã da última terça-feira (6) pela empresa Artec. Após iniciar o bombeamento, por volta das 21h30 de terça-feira (6), a válvula que faz parte da peça de interligação da unidade de captação nova com a velha apresentou problemas e rompeu, inundando toda a caixa de comando.

“O bombeamento foi interrompido para a remoção dos cerca de 54 parafusos para a instalação de uma flange cega, um ‘tampão’, contendo o vazamento”, explicou o Executivo.

Os trabalhos continuaram na manhã de ontem e o bombeamento de água bruta foi retomado para o abastecimento gradativo da cidade.

A construção da nova captação, que deverá ficar pronta no prazo de 35 a 45 dias, irá melhorar as condições de abastecimento e garantir água para o futuro, informou a prefeitura. Em entrevistas recentes, o prefeito Omar Najar (MDB) pediu desculpas à população e que economizassem água nestes dias.

A obra deixou muita gente sem água ontem, dia de forte calor. Valdecir Carniel, que estava na fila para retirar água em poço artesiano, disse que estava buscando água pela segunda vez no dia. “Tem água para nada em casa. Ainda mais com esse calor, ficou pior”.

Filas se formaram em poços artesianos da cidade. “Onde você vai é só fila, coisa de meia hora ou mais”, afirmou o morador.

Também na fila, Maria Aparecida disse que estava sem água em casa desde o dia anterior. “Só um baldinho, para dar descarga. Todo dia tem que buscar água porque acaba. Que volte logo, que Deus abençoe e eles consigam arrumar logo”, disse.

Moradora do Parque da Liberdade, Rose Aparecida conversou com a reportagem. Ela estava sem água há três dias. “Está complicado. Vem água nem sobe na caixa, você pega na frente e daqui a pouco já não tem mais. Como faz para lavar a mão, se não tem água? Com criança, neste calor”, desabafa. Ela tem ido buscar água no poço artesiano do bairro.

Assunto é explorado por candidatos

Candidatos a prefeito de Americana pegaram carona no problema da falta de água da cidade desde o início da campanha eleitoral e até antes dela. Ontem, não foi diferente.

A vereadora e candidata a prefeita pelo PDT, Maria Giovana, antes da obra ser concluída, publicou vídeo no Facebook relatando que sua equipe estava entrando na justiça para tentar reverter a falta de água na cidade.

“Estamos acompanhando o desabastecimento em toda a cidade. É uma irresponsabilidade, uma situação humilhante para a população. Não poderiam ter encarado uma obra dessa sem um plano b e acompanhamento por perto. Isso jamais aconteceu em Americana, tem lugares com três, quatro dias de desabastecimento total. Pessoas que precisam de água para trabalhar, viver e ter dignidade”, disse.

O vereador Rafael Macris, candidato pelo PSDB, fez três postagens no dia sobre o tema, sempre defendendo a concessão do DAE à iniciativa privada.

Mais um dia sem água por causa de problemas no DAE. Ninguém aguenta mais isso. Só um investimento pesado para trocar as redes velhas vai garantir água na torneira todos os dias”, postou.

Depois publicou vídeo de pessoas na fila para pegar água em poços artesianos. “É revoltante ver pessoas de idade debaixo de sol numa fila para conseguir um pouquinho de água, que deveriam ter na sua torneira. Por isso defendo a iniciativa privada. Chega de conversa fiada. O único jeito de acabar com isso é a concessão do DAE”, disse.

Major Crivelari (PSL) pensa diferente. “O DAE existe desde 1973. São 47 anos servindo a população, não deve ser vendido como sucata.O prefeito tem que administrar o que pertence à população e não vender. Só uma administração séria e técnica pode garantir água na torneira todos os dias sem onerar a conta da população”, publicou.

Talitha Denadai, candidata pelo PSD, publicou entrevista à rádio Notícia FM na qual diz que a solução da falta de água tem que ser imediata. “O problema já vem de alguns anos. A questão é que agora falta água todo dia em toda a cidade. Não adianta o DAE ter R$ 30 milhões na conta e não ter água na torneira. Prefeito já devia ter ido atrás de recursos e fazer obras continuadas no DAE. Tem que fazer acontecer e não deixar parado como ficou”.

Kim (Solidariedade), Alfredo Ondas (MDB), Chico Sardelli (PV), Lurdinha Ginetti (PT) e Adriano Oliveira (PSOL) não comentaram sobre a falta de água em suas redes sociais ontem.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também