O Governo do Estado anunciou nesta quarta-feira (11) que vai contratar mais de 10 mil professores da rede estadual para atuar no programa de recuperação e aprofundamento dos alunos das escolas estaduais. De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, ainda não há a quantidade de novos profissionais para a região de Americana. O número ainda será definido posteriormente, de acordo com a demanda necessária.
Na região, pelo menos 80 das 142 escolas estaduais (56%) das cinco cidades retomaram as aulas presencias, sendo 28 de 40 em Americana (70%), 13 de 34 em Santa Bárbara (38%), 2 de 6 em Nova Odessa (33%), além de 14 de 26 em Hortolândia (54%) e 23 de 36 em Sumaré (64%).
De acordo com o Estado, os docentes da rede estadual que tenham interesse em participar das aulas de recuperação em janeiro, mediante a pagamento extra, também terão essa opção. O programa será implementado para minimizar os déficits na aprendizagem dos estudantes que podem ter ocorrido durante o período de suspensão das atividades presenciais.
Além dos novos profissionais, mais de 140 mil profissionais serão formados para atuar no programa de recuperação. Eles terão à disposição para o trabalho recursos didáticos impressos e digitais específicos, como 6 milhões de cadernos de atividades para os alunos por bimestre, informa o Estado.
Para identificar as habilidades essenciais que não foram desenvolvidas entre os estudantes, a Seduc (Secretaria Estadual da Educação) vai aplicar avaliações diagnósticas.
CICLO CONTÍNUO
A secretaria decidiu que os anos letivos de 2020 e 2021 serão considerados como um único ciclo contínuo. Por isso, a avaliação da aprendizagem será feita ao longo de oito bimestres (quatro de 2020 e quatro de 2021). Os alunos que entregaram as atividades propostas neste ano serão aprovados para o próximo ano letivo, mas terão o aprendizado avaliado ao final de 2021.
Já os alunos que não fizeram as atividades, terão a oportunidade de fazê-las e entregá-las ainda neste ano. Também é importante que, neste caso, eles voltem a frequentar as aulas presenciais, quando possível, para conseguir frequência. A progressão para o ano seguinte dependerá da frequência, mas a aprendizagem, assim como nos demais casos, também será aferida ao final dos oitos bimestres.
“O aluno tem de apresentar o mínimo de atividades, não estamos falando de uma progressão automática para todo mundo. Mesmo que o aluno não alcance a aprendizagem idealizada poderá prosseguir se tiver o essencial. Ampliar as oportunidades neste momento é fundamental, mas estamos identificando os estudantes e enviando notificações”, afirmou o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares.
EM JANEIRO
A Seduc tem feito trabalho de busca ativa dos alunos que tiveram participação nas aulas inferior a 75%, no Centro de Mídias SP e nas atividades da escola, para oferecer a eles oportunidade de realizar as atividades para, enfim, conseguir progredir de série em 2021.
Soares informou que a Pasta vai disparar SMSs e enviar e-mails para os estudantes e responsáveis. As escolas, por sua vez, deverão mobilizar seus estudantes para retirar os kits impressos para a realização das atividades.
Os alunos serão incentivados a participar das aulas e entregar as atividades necessárias ainda neste ano. Entretanto, caso não sejam realizadas em sua totalidade, eles terão ainda a oportunidade de participar da recuperação em janeiro de 2021. O conselho de classe indicará quais os estudantes prioritários para esta ação.
“Haverá avaliação das atividades recebidas e o conselho de classe vai definir se o aluno vai progredir ou não. Se ele entregou as atividades, mesmo com problemas na aprendizagem, deve prosseguir. As dificuldades serão contempladas no plano de reforço”, explica Soares.