sábado, 27 abril 2024

Pronto-Socorro atenderá apenas casos de Covid

O PS (Pronto-Socorro) Dr. Edison Mano passa a partir de segunda-feira (5) a atender única e exclusivamente casos relacionados ao coronavírus, informa a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. A mudança cria o Complexo Covid-19, interligando o PS e o Hospital Santa Bárbara (Santa Casa), com uma passagem direta pela Rua Alice Aranha de Oliveira.

De acordo com o Executivo, trata-se de uma reorganização da rede pública de Saúde “em um dos períodos que a pandemia merece maior atenção, abrindo-se 16 novos leitos de atendimento Covid-19, sendo sete semi-intensivos (com respiradores) e nove clínicos (sem respiradores), com estrutura de internação – caso o paciente necessite”. O PS, localizado na zona leste da cidade, centralizará os pacientes de coronavírus.

“Temos hoje os nossos dois PSs novos, reformados. O PS Edison Mano tornou-se, com o passar do tempo, uma referência da população para o atendimento de casos de coronavírus. E o PS Afonso Ramos pode absorver a demanda pelos outros tipos de atendimento”, explica o prefeito Rafael Piovezan (PV).

O chefe do Executivo ressalta que a mudança permite uma reorganização na estrutura da rede de saúde da cidade. Atualmente, são 25 leitos públicos de UTI Covid-19 instalados no Hospital Santa Bárbara.

VACINAÇÃO

A vacinação de outras doenças deixou de ser disponibilizada no posto de saúde do Jardim São Francisco, pois a unidade passou a ser ponto de vacinação contra o coronavírus. A mudança afetou quem precisa das outras vacinas e dependia do posto do São Francisco.

O mecânico industrial Maicon Silva Luiz, 32, tem filho de quatro meses que precisa de vacina para meningite. Ele mora no Jardim Rosemary, e sempre pegou a vacina no posto.

“Já têm um mês este problema. Primeiro falaram que a geladeira da vacina tava queimada e que teria que ir no posto do 31 de Março. Totalmente distante da minha casa, muito longe. Recentemente, liguei de novo e fui informado que agora só vai ter vacina de coronavírus no posto do São Francisco”, diz.

Maicon reclama que há outro posto de saúde na região em que mora, mas que tenha a vacina para meningite, só do outro lado da cidade, ou no São Fernando ou no 31 de Março. Ele pede uma solução. “Precisa ser resolvido. Eu tenho que perder horário de trabalho se eu quiser vacinar meu filho. Se fosse aqui como era antes dava para minha esposa ir a pé.”

As reclamações foram alvos de requerimentos dos vereadores Celso Ávila (PV) e Carlos Fontes (PSL), que pediram informações sobre a mudança da vacinação infantil.

“Mães de famílias humildes, que moram na região, têm que atravessar o outro lado da cidade, ir lá no São Fernando ou no 31 de Março para tomar vacina. Muitas não têm nem condições de ir”, relata Ávila. “São pais que têm que gastar para levar filho para vacinar, em plena pandemia, tem que dar a volta ao mundo para vacinar”, cobrou Fontes.

O tema também foi abordado pela Comissão de Acompanhamento do Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19 de Santa Bárbara, em relatório entregue à secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha. As partes se reuniram nesta quarta-feira (31).

RESPOSTA

Comissão divulgou a resposta da secretária em relação à demanda.

“Sobre a vacinação de outras doenças que está sendo realizada na UBS do 31 de Março, uma vez que UBSs mais próximas estão destinadas à vacinação contra a Covid-19, a secretária está estudando maneiras para facilitar o acesso à vacinação nesses territórios onde há mais concentração de crianças”, informou a Comissão, presidida pela vereadora Esther Moraes (PL), e com os vereadores Bachin Júnior (MDB) e Nilson Araújo (PSD).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também