quinta-feira, 3 abril 2025
LEGISLATIVO

Área escolhida para conjunto habitacional gera discussão na Câmara de Americana

Além disso, os parlamentares aprovaram mais quatro projetos de lei
Por
Por Felipe Gomes
Foto: Divulgação/ Câmara Municipal de Americana

A sessão da Câmara Municipal de Americana desta terça-feira (1º) foi marcada por desentendimentos e aprovações de quatro projetos de lei. O principal ponto de tensão foi a votação do projeto, encaminhado pelo Executivo, que propõe a destinação de um terreno de 12 mil metros quadrados do bairro Pacaembu para a construção de aproximadamente 300 unidades habitacionais de interesse social pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

O terreno, que atualmente é classificado como bem de uso institucional, não poderia ser utilizado para fins habitacionais. O pedido de alteração surgiu devido à mudança na destinação da área ao longo dos anos. Em 2017, o mesmo espaço havia sido oferecido para a construção de um loteamento e, posteriormente, para a criação de uma área de lazer. O vereador Gualter Amado (PDT), durante a sessão, pediu vistas do projeto, alegando falta de informações detalhadas sobre a nova destinação da área.

“Nós precisamos da informação completa para podermos tomar uma decisão. É por isso que estou fazendo o segundo pedido de vista. A Prefeitura tem condições de responder a tudo isso até a semana que vem. A Prefeitura sabia do que estava acontecendo lá, pois autorizou a venda daqueles terrenos; passa pela Prefeitura a autorização. Há oito anos, foi prometida uma área de lazer. Até hoje, não fizeram absolutamente nada lá e, agora, de repente, os moradores que investiram naquela região foram pegos de surpresa”, enfatiza Gualter.

A solicitação do parlamentar foi rejeitada pelos demais vereadores e o projeto foi votado, ainda na mesma sessão. A proposta foi aprovada com um único voto contrário, o do próprio vereador Gualter Amado, que se mostrou insatisfeito com a decisão.

Além deste projeto, outros itens importantes também foram aprovados durante a sessão. O projeto para inclusão da festa de Santa Rita de Cássia no calendário oficial do município, elaborado pelos vereadores Lucas Leoncine (PSD) e Gutão do Lanche (Agir), foi aprovado por unanimidade.

Em um gesto de conscientização, os vereadores Thiago Brochi (PL) e Roberta Lima (PRD) apresentaram e tiveram aprovado, também por unanimidade, o projeto que institui o “Agosto Caramelo” dedicado à segurança de animais no trânsito. A iniciativa busca sensibilizar a população para a campanha “Eu Freio Para os Animais”, com o objetivo de reduzir atropelamentos de animais nas vias da cidade.

Por fim, também foi aprovado o projeto do vereador Leco Soares (Podemos), que obriga a fixação de cartazes sobre a manobra de Heimlich em escolas e estabelecimentos comerciais que servem alimentos, visando prevenir acidentes envolvendo asfixia.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também