sábado, 27 abril 2024

História da barbearia: parte II

Dando seqüência a incrível história da arte de barbear, hoje vou contar algumas curiosidades. Você sabia, por exemplo, que foi no século 19 que a moda dos cabelos aliou-se à tecnologia?

Nesse período, as pesquisas científicas sobre cabelos tiveram início e enganam-se os que pensam que o motivo foi beleza. O estudo teve início por questões de higiene pessoal, especialmente para prevenir o acúmulo de piolhos e sujeira, que ficavam escondidos sobre as perucas usadas pelos homens da época.

Com o surgimento de lâminas descartáveis, na segunda metade do século 19, a profissão de barbeiro foi se perdendo e com o tempo a tradição das barbearias, praticamente desapareceu do mercado. Esse movimento fez com que muitos homens se rendessem a salões unissex.

Em 1920 o estudante francês de química, Eugene Schüller, fundou a empresa L’oreal, ao criar para o seguimento masculino, uma tintura para cobrir os cabelos grisalhos com cores naturais e usando um processo permanente, nascendo aí o primeiro tipo de coloração.

Durante muito tempo a moda masculina prevaleceu com o chamado “look clean” que tinha a influência militar das duas guerras mundiais. Elvis Presley começou a mudar essa imagem com suas costeletas compridas e o topete brilhante.  No entanto, não foi o rei do rock quem revolucionou o mercado e sim os meninos mais famosos de Liverpool. The Beatles mudaram não apenas o comportamento musical das pessoas, mas também o visual. Depois de muitas décadas tornaram novamente popular os cabelos compridos para homens.

E a partir da década de 70, finalmente houve ampla aceitação de estilos tanto para homens quanto para mulheres. Compridos, curtos, lisos, crespos, ondulados, nada disso importa mais desde então, porque o que realmente se tornou essencial é a saúde e a aparência.

Com a mudança do comportamento masculino, nos últimos tempos as barbearias foram reaparecendo e se antes era difícil encontrar uma que ainda funcionasse, hoje vemos uma a cada esquina.

É nítido que os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência, dando uma resignificação à sua própria vaidade. Enquanto eles se cuidam, o mercado se inspira cada vez mais, lançando produtos e tendências para agradar um público cada dia mais exigente.

Atualmente, as barbearias não oferecem apenas corte de cabelo e barbas feitas, elas investem também em rituais masculinos, como bar, dia do noivo, jogos, além de outros tratamentos estéticos. Exclusividade e personalização no atendimento conquistam o público masculino que encontra nesses espaços sociais um lugar de lazer de interação entre tribos.  Resgate do Old School, Vintage, Rock e Tatoo. Tudo isso faz parte dessa nova e encantadora realidade. Vida longa à arte de barbear!

 
Marcelo Rodrigo é Hair&Barber, visagista e terapeuta capilar, expert K-Kérastase, embaixador BEARD BRASIL e sócio-proprietário do salão Oficina de Beleza, em Americana

 

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