Em meio à boa fase que o clube atravessa, liderando o Grupo D do Paulistão, à frente de Corinthians e Red Bull Bragantino (equipes da série A nacional), o Guarani celebra nesta quarta-feira (12) os 70 anos de seu primeiro título de maior relevância: campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista de 1949, conquista que garantiu o acesso à elite estadual. No jogo que garantiu o trofeu, em 12 de fevereiro de 1950, o Bugre derrotou o Batatais, por 2 a 1, na Rua Javari, em São Paulo.
Na ocasião, quando apenas o campeão subiria de divisão, a equipe campineira marcou com Zico e Dorival, enquanto Américo Salomão descontou para o Fantasma.
A partida foi encerrada pelo árbitro inglês Godfrey Sunderland aos 34 minutos do 2º tempo após confusão generalizada depois que o Batatais reclamou de um suposto toque de mão na jogada do segundo gol bugrino.
Ponta-direita do Bugre e autor do gol do título, Dorival Geraldo dos Santos lembrou detalhes daquela conquista em entrevista ao site oficial do clube.
“O lance começou com Godê, que tocou para Chiquinho, ele bateu de fora da área, a bola bateu no travessão e, no rebote, eu fiz o gol. Fomos de trem de São Paulo a Campinas e passamos a madrugada toda comemorando”, recordou.
Há 70 anos, o técnico Pelegrino Begliomini mandou a campo na Rua Javari uma formação com Arlindo; Orestes e Gritta; Godê, Luiz de Almeida e Alcides; Dorival, Piolim, China, Chiquinho e Zico.