sábado, 23 novembro 2024

Obras entregues e uma nova estrutura

A Saúde de Americana está voltando aos trilhos. Depois de um período de casos de superlotação no hospital, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) sem condições de atendimento e falta de especialistas, a situação está se normalizando. Obras entregues, outras em andamento e a contratação de novos profissionais são algumas das medidas tomadas nos últimos meses e que merecem ser comemoradas nestes 143 anos de Americana.
“A gente sabe que a situação ainda é delicada, que há muito o que melhorar, mas, no estado em que estava, já podemos celebrar algumas conquistas”, afirma o secretário de Saúde, Gleberson Miano.
A entrega da ala 1 do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, a conclusão do anexo do hospital, a reforma da ala 3, a reforma das UBSs do São Vito e do Parque Gramado e o anúncio de um novo prédio ao lado são algumas das conquistas citadas pelo secretário. Além disso, até o final do mês deve ser entregue a UBS Dona Rosa. “Iniciamos uma reforma estrutural do setor. Os prédios ficaram muitos anos sem manutenção e estavam sucateados. Claro que vai tempo para corrigir toda a rede, mas já iniciamos esta importante ação”, disse.
Segundo o secretário, com a remodelação da ala 1, além de oferecer mais conforto aos pacientes e acompanhantes, a Secretaria também conseguiu reduzir o tempo médio de espera nos procedimentos e consultas. “Temos um volume muito grande de atendimentos em nosso hospital, com média de 700 pessoas em determinados dias. Mesmo assim, com uma série de ações, conseguimos reduzir o tempo de atendimento”, afirmou.
MANUTENÇÃO
Além da recuperação de prédios, Gleberson também criou uma equipe para trabalhar exclusivamente na manutenção preventiva da rede pública de saúde. “Antes, quando tinha algum reparo para ser feito, eu precisava pedir a algum setor um funcionário emprestado. Agora, a Secretaria de Saúde tem a sua equipe, o que agiliza o serviço e permite que trabalhemos de forma preventiva”, disse.
Recentemente, a Secretaria de Saúde investiu cerca de R$ 900 mil na troca da subestação de energia do Hospital Municipal. “O gerador que estava no local é o mesmo que foi colocado há 30 anos, quando o hospital foi inaugurado. Investimos em três novos geradores, capazes de abastecer todo o hospital, inclusive a parte nova”, contou.
MAIS ESPECIALISTAS
Reforçar o time de especialistas, oferecendo o atendimento de forma rápida, desburocratizada e em diferentes modalidades. Esta realidade está próxima em Americana. A Secretaria de Saúde está nos acertos finais para implantar o “Saúde Já”, iniciativa que, através de parceria com médicos profissionais, vai agilizar os serviços na rede pública de saúde.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também