sábado, 23 novembro 2024

Um empate que vale vaga e o fim de tabu

Se quiser seguir sonhando com a volta à Série A-3 do Campeonato Paulista, o Rio Branco terá de encerrar hoje um incômodo jejum de 16 anos sem conseguir vencer um confronto mata-mata classificatório. Um empate contra a Francana, às 16h, no Estádio José Lancha Filho, em Franca, encerra esse tabu e leva o Tigre às quartas do Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão, a “Bezinha”. A equipe da casa precisa vencer por qualquer placar para se classificar. O site mycujoo.tv transmite o jogo ao vivo.

Nestes 16 anos, o Rio Branco só se deu bem em duelos de ida-e-volta na final da Série A-3 de 2012, quando foi campeão em cima do Grêmio Osasco, três anos depois de perder a final da Série A-2 em dois jogos para o Monte Azul. Mas em duelos valendo classificação, foram só eliminações neste período.

O Tigre ainda era um time da elite paulista quando venceu um mata-mata valendo vaga. Foi em 2004, quando eliminou o Atlético Sorocaba na 2ª fase do Campeonato Brasileiro da Série C com uma vitória em casa por 1 a 0 e derrota fora por 3 a 2. No duelo seguinte, pelas oitavas de final, duas derrotas para o União Barbarense e o início do jejum.

Em 2014, pela Copa Paulista, o Rio Branco fez 3 a 0 no jogo de ida das quartas sobre o Independente, mas a equipe de Limeira devolveu o placar na volta e se classificou. A eliminação nas quartas da Copa Paulista se repetiu em 2015, com duas derrotas para o União Barbarense, 2 a 0 e 3 a 2.

Em 2017, pela Série A-3, o time buscou um empate sem gols fora de casa contra o Nacional no jogo de ida das quartas, mas perdeu em casa por 3 a 1 na volta.

Foi nesta fase que o time parou também na “Bezinha” do ano passado, vencendo o Fernandópolis em Americana por 2 a 1 e perdendo por 3 a 0 na volta.

A eliminação do ano passado foi marcada por uma briga generalizada. Seis jogadores acabaram expulsos pelo árbitro Márcio Henrique de Gois, o mesmo que apita hoje o jogo em Franca.

A “Bezinha” conhecerá hoje os oito clubes que irão disputar o mata-mata das quartas. Apenas os dois finalistas vão subir para a terceira divisão estadual em 2021.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também