As primeiras mensagens de pesar emitidas pelo governador do Estado, prefeitos e expoentes do mundo da política têm exaltado a determinação e o legado do prefeito de Hortolândia, Ângelo Perugini, morto na manhã desta quinta-feira (1º) em decorrência da Covid-19. As manifestações lembram também a atuação de Perugini no processo de emancipação de Hortolândia, cidade que viria a comandar por três gestões completas. Ele estava no início do seu quarto mandato no comando do município.
O presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, afirma que perdeu um grande amigo e líder político. “É com muita tristeza e profunda dor no coração que recebi a notícia do falecimento de Ângelo Perugini, meu grande amigo e líder político, homem público, que tanto admiro e respeito. Seu legado de trabalho e dedicação às causas públicas será sempre lembrado e referência para todos nós. Ele foi meu professor na difícil arte de fazer política. Um homem generoso, amável e bem humorado. Sempre pensou nos mais pobres e humildes. Mineiro conciliador e amigo. Hoje é um dos dias mais tristes da minha vida. Perdemos o nosso presidente. Perdemos nosso irmão Perugini, nosso líder. Que Deus te receba na sua infinita bondade, amigo e irmão”, diz a nota.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, lamentou a morte de Ângelo Perugini e destacou o desenvolvimento de Hortolândia, no período em que Perugini esteve à frente da Prefeitura. “Eleito prefeito de sua cidade por quatro vezes, teve o reconhecimento da população e de toda a classe política, como administrador e homem público exemplar. É notória a mudança que liderou e realizou na cidade de Hortolândia. Meus sentimentos à família de Perugini, seus amigos, milhares de admiradores e toda a população de Hortolândia pela perda tão precoce de um líder que deixa sua marca e muitas histórias”, disse Saadi.
Também de Campinas, o ex-prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos disse que Perugini foi um político com “P” maiúsculo. “Conheci sua atuação como líder comunitário em 1993, na cidade de Hortolândia, onde se comprometeu com a causa pública por 30 anos. Hortolândia ficou marcada pelas suas administrações sempre em favor dos que mais precisam. Um homem bom. Descanse em paz. Meus sentimentos aos familiares e ao povo da cidade”, diz a nota do ex-prefeito.
O ex-prefeito de Nova Odessa e atual diretor-executivo da Agemcamp, Benjamim Bill Vieira de Souza, também emitiu nota de pesar. “A Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) manifesta o mais profundo pesar e se solidariza com a família, os amigos e toda a população de Hortolândia em razão da morte do prefeito Angelo Perugini, também presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC. “O Perugini nos deixa um grande legado de amor, coragem e fé. Um homem muito sábio, racional e leve, além de um grande conselheiro de todos os prefeitos da Região Metropolitana de Campinas. Um guerreiro que bravamente lutou pela vida, exatamente porque tinha paixão por viver e por fazer o bem. Neste momento de consternação, só nos cabe pedir a Deus que dê conforto à família para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade”, afirmou.