O governo de SP anuncia para o próximo sábado (5) um “Dia D” para a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 em quem já recebeu a primeira, mas não compareceu para a necessária dose de reforço.
A iniciativa, em parceria com municípios, pretende vacinar mais de 500 mil pessoas que estão nessa situação e não completaram o seu esquema vacinal. Somente na região de Campinas, até a última quinta-feira, eram 26 mil faltosos – ou seja, que receberam a primeira dose da vacina CoronaVac ou de Oxford /AstraZeneca, mas não apareceram na data indicada para a segunda dose.
Segundo o governo de SP, mais de 5 mil pontos de vacinação no estado estarão abertos das 7 às 18h no sábado (5) para a aplicação exclusivamente da segunda dose.
Deverão ser vacinadas as pessoas que estão com mais de 28 dias atrasados com relação a doses da vacina do Butantan e mais de 12 semanas do imunizante da Fiocruz/AstraZeneca.
“É fundamental que as pessoas busquem os postos de vacinação para tomar a segunda dose. Esta será uma grande mobilização com todos os municípios para buscar as pessoas que ultrapassaram o prazo de tomar a dose dois da vacina. A pessoa só estará totalmente protegida após as duas doses dos imunizantes”, afirma a Coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula.
ATRASADOS
Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde desta quinta-feira (28), aponta que 501.693 pessoas que já receberam a primeira dose dos imunizantes estão com a segunda dose atrasada no estado.
O total inclui 212.403 pessoas que não tomaram a vacina da Fiocruz/AstraZeneca e outros 289.290 referentes à CoronaVac.
Do total de pessoas que não tomaram as doses da Fiocruz/AstraZeneca, 80% são idosos de 80 a 89 anos de idade. O restante do público são profissionais de saúde.
Com base nas estatísticas populacionais previstas pelo Ministério da Saúde para cada faixa etária ou público específico, o governo de SP define as remessas de doses necessárias para uma das 645 cidades avançar em cada etapa da campanha.
Os quantitativos de primeira e segunda dose são idênticos, realizados em duas entregas diferentes para que o município realize a aplicação e conclua a imunização das pessoas.
Ainda assim, a pasta encaminhou na semana passada 279.815 doses extras de vacina do Butantan para cerca de 500 cidades.
Os imunizantes são exclusivos para a aplicação de segunda dose.
Este número foi informado à pasta estadual pelas próprias prefeituras, em consulta realizada aos 645 municípios pelo Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) na última semana.