Em Sumaré, o novo sistema de fiscalização eletrônica de trânsito implantado na cidade entra em funcionamento na próxima segunda-feira, dia 7 de janeiro.
Serão sete radares fixos, seis equipamentos de controle de avanço semafórico e um radar estático, instalados nas principais vias urbanas da cidade, que visam o combate aos excessos de velocidade.
De acordo com o engenheiro de Trânsito da prefeitura, Marcos Demétrio, os dispositivos têm o objetivo de inibir os abusos de velocidade, além de conscientizar os condutores.
“Os motoristas estão acostumados a ignorar os avisos de limite de velocidade máxima quando não há dispositivos que os façam controlar a aceleração. A fiscalização eletrônica é uma das ferramentas que temos à disposição para o controle de velocidade em pontos onde há grande incidência de acidentes, diminuindo drasticamente as ocorrências, e, em alguns locais, chegando a zerá-las. Além disso, é uma medida educativa, que visa a mudança cultural, conscientizando os condutores a respeitarem as leis de trânsito. É um trabalho de nova formação da mentalidade dos motoristas, evitando acidentes e prezando pela vida”, explicou.
Sumaré registrou 479 casos de lesão corporal culposa e 6 vítimas de homicídios culposos por acidente de trânsito de janeiro a novembro de 2018, a maior parte por excesso de velocidade.