Revelada no Rio Branco, através da associação Meninas de Americana, a atacante Duda, de 16 anos, deu esta semana um importante passo em sua carreira de atleta de futebol feminino. A jogadora, natural de Porteirinha, em Minas Gerais, se apresentou ao Atlético (MG), clube que defenderá ao longo da temporada na categoria Sub 18.
A jovem atleta fala da expectativa em defender seu novo clube, a quem se apresentou na última segunda-feira. “Espero fazer um bom trabalho na Sub 18 nesse 2020, onde vou disputar o Campeonato Brasileiro, e o principal objetivo é me destacar para ter oportunidades também no time principal”, comentou.
O técnico da equipe feminina do Rio Branco, Rodrigo Ferraz, destaca as principais virtudes da atacante. “Aqui ela jogava tanto no Sub 17 quanto no principal. Se dava sempre muito bem atuando com as adultas. É uma atleta muito rápida, ágil, o que faz com que ela leve vantagem em relação às defensoras que são mais pesadas. Ninguém a pega na velocidade”, avaliou.
Ferraz lamenta apenas que no futebol feminino o clube formador ainda não é valorizado em transações. “É diferente do masculino. Não há negociação nem compra dos direitos junto ao clube de origem, o que é uma pena. Mas esse é o trabalho da associação, muitas vezes tirar as meninas de situações difíceis, dar uma oportunidade para que elas se realizem na carreira”, contou.
A atleta ficará alojada no centro de treinamentos do Atlético, a Cidade do Galo, em Vespasiano, cidade próxima a Belo Horizonte, e será beneficiada com uma bolsa mensal no valor de R$ 500. Ela foi aprovada após dirigentes do time mineiro observarem um DVD com seus melhores lances ao longo da carreira.
Além do Tigre de Americana, Maria Eduarda Santana Cardoso defendeu o Caldeirão/XV de Piracicaba e o Juventude, de Belo Campo, onde sagrou-se vice-campeã baiana, sob comando justamente de Ferraz.
ESQUERDINHA
Na sexta-feira (16), mais uma atleta que defendeu o Tigre nas últimas temporadas acertou seu vínculo com um grande clube do país. Ana Caroline Barbosa dos Santos, a Esquerdinha, meio-campista de 24 anos, se apresentou ao Bahia, também após se destacar pelo Juventude no estadual, clube que foi derrotado na decisão justamente pelo Tricolor de Salvador.