ELIAS AREDES FOLHAPRESS
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) realizou ontem à noite, no Rio de Janeiro, o sorteio dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2019, que definiu os adversários de Ponte Preta e Guarani. Os times campineiros também irão participar do Campeonato Paulista e da Série B do Brasileirão na próxima temporada.
Com vaga obtida por ter vencido a Série A-2 do Campeonato Paulista, o alviverde campineiro terá que encarar em jogo único o Avenida, clube gaúcho sediado em Santa Cruz do Sul e que fica há 1.344 quilômetros da cidade de Campinas. O jogo provavelmente deverá acontecer no estádio dos Eucaliptos e o Guarani jogará pelo empate, por encontrar-se melhor ranqueado que o oponente.
O Bugre aparece no 44º lugar com 3.107 pontos e o time gaúcho não tem pontuação registrada. Se conseguir a classificação, a equipe bugrina deverá encarar o vencedor do jogo entre Corinthians e Ferroviário.
Atualmente, o Guarani é treinado por Osmar Loss, ex-técnico do Corinthians. Antes de assumir o comando do Timão neste ano, ele era auxiliar de Fábio Carille.
Com a ida do técnico à Arábia Saudita em maio, assumiu o time, mas deixou o comando em setembro após uma derrota para o Ceará, com 46% de aproveitamento. Em novembro, foi anunciado como novo treinador do Guarani.
A Ponte Preta, por sua vez, terá que enfrentar o Aparecidense, sediado em Aparecida de Goiânia e que está em 71º no ranking da CBF com 1.011 pontos. A alvinegra está na 18ª colocação com 8.052 pontos. Uma possível classificação à segunda fase fará o time encarar ASA (AL) ou Bragantino. A delegação pontepretana percorrerá 836 quilômetros até o local do jogo.
A Copa do Brasil premia as equipes por sua participação. Por ter vencido a edição deste ano, o Cruzeiro embolsou R$ 50 milhões.
O Santos irá ao Nordeste para suas estreia na competição, contra o Altos, no Piauí.
A edição de 2019 será disputada no mesmo formato de 2018.
A primeira fase terá jogo único e mando de campo dos clubes que estiverem pior posicionados no ranking. O visitante joga pelo empate.
Na segunda fase também haverá jogo único, mas com mando de campo definido por sorteio. Em caso de empate, a partida vai para a disputa por pênaltis.