A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste quer transformar a Avenida São Paulo em um novo eixo de desenvolvimento do município. A via, prolongada com o objetivo principal de ordenar o trânsito, também passou a ser estratégica para a realização de um antigo sonho: integrar definitivamente a região central com a Zona Leste, no limite com Americana.
O antigo vazio urbano – que toma 1,5 milhão de metros quadrados – deixa de ser um mero campo de girassóis da antiga fazenda da família Dodson, para se transformar em um novo centro comercial e de serviços.
RIGOR
O trecho será um eixo tomado por grandes empreendimentos do varejo, com lojas, concessionárias, escritórios, polos de gastronomia e lazer. Diante do projeto, vai haver um controle rigoroso da ocupação.
Apenas 35% da gleba será aberta a novos condomínios residenciais (fechados ou verticais). E está descartada a presença de indústrias.
Enfim, a via prolongada é pensada para ser um ponto elegante, de empreendimentos limpos e grande circulação do público consumidor.
Será uma “nova versão” da Avenida Santa Bárbara, que hoje concentra shopping centers e redes atacadistas.
PLANO ANTIGO
Finalmente ganha corpo um projeto que estava nas pranchetas desde 2013. “As obras de prolongamento da avenida, entre paradas e retomadas, demoraram cinco anos para ser executadas”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Miguel Brito.
SEGURANÇA | obras estruturais na avenida prolongada
E as intervenções foram alavancadas com o projeto do Corredor Metropolitano, que promete modernizar o transporte coletivo na RMC.
O Governo do Estado assumiu o custo das grandes obras públicas: rotatórias, pontes, faixas adicionais, estações de embarque e desembarque.
E os antigos proprietários da gleba – como prevê a lei – bancaram os custos da infraestrutura urbana dos novos loteamentos.
O fato é que, antes mesmo da operação efetiva do Corredor Metropolitano, a Avenida São Paulo se torna um brinco. É ali que Santa Bárbara promete “ferver”.
NOVAS OBRAS
E os investimentos não param. Agora, com recursos do município, são executadas intervenções de integração viária. Já está pronta, por exemplo, a Avenida Antônio Carlos de Souza, interligando as avenidas Santa Bárbara e São Paulo.
A ideia é unir os três eixos principais de trânsito até Americana (SP-304, Av. Santa Bárbara e Av. São Paulo) com vias perpendiculares.
VIAS INTERLIGADAS | A Av. Antônio Carlos de Souza
E não é preciso ser futurólogo para acertar. A mobilidade urbana ágil, com novos acessos, vai valorizar os imóveis. Bairros antigos – como Cidade Nova, Planalto do Sul, 31 de Março – estão a minutos, colados, a áreas nobres.
Ir da Zona Leste ao Centro ficou muito mais rápido e seguro. Mais que nunca, Santa Bárbara e Americana estão conurbadas.
Nos empreendimentos empresariais e imobiliários também mudam a paisagem e aquecem a economia da Avenida Europa, no lado americanense.
IDENTIDADE HISTÓRICA COM A VIZINHA
Pelas estimativas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Bárbara, a transformação viária da Avenida São Paulo vai alavancar de vez o desenvolvimento da Zona Leste.
Apesar de dotados de toda a infraestrutura básica e serviços essenciais, aqueles bairros cresceram colados a Americana, e sempre tiveram uma identificação maior com a cidade vizinha.
As opções reduzidas de mobilidade sempre fizeram que os moradores da Zona Leste preferissem fazer compra em Americana, por exemplo. Ir à região central de Santa Bárbara era muito mais complicado, demorado.
“O vazio urbanonso ficava no centro geográfico da nossa zona urbana. A nova opção viária colabora para unir de vez as duas partes da cidade”, afirma o secretário Brito.