A Elis fez aniversário. Mas quem ganhou o presente foram os abrigados do Benaiah, tradicional casa de repouso do Terramérica, em Americana. Festa de solidariedade, nestes tempos de pandemia.
A decoradora Elis Egas Panelli completou 46 anos ontem e, para comemorar, organizou uma festa diferente, mas não menos divertida. Os convidados compraram fraldas geriátricas, e as doaram ao abrigo. Ninguém saiu do carro. E a dona vibrou.
A Elis – casada com o Arnaldo e mãe das adolescentes Júlia e Manoela – mora ali mesmo pelo bairro, e se impressionava de ver a casa de repouso recebendo doações. Decidiu que também precisava fazer o bem.
Lançou a ideia aos amigos das redes sociais. E o convite correu. Um chamou o outro. Virou assunto do dia na turminha.
A carreata saiu às 17h da Avenida de Cillos. Tudo com direito a buzinas, bexigas, crianças com trajes juninos… Dez minutinhos até o abrigo, nem isso.
Como muita gente conhecida ainda estava trabalhando, parte das fraldas já tinham sido arrecadadas e guardadas. Todo mundo fez questão de contribuir, mesmo sem participar do evento. A intenção não era ter muitos carros, mas lotá-los de fraldas.
A chegada teve fogueirinha do outro lado da rua e foro do lado de dentro, só entre os abrigados e funcionários.
No Benaiah, o pessoal agradeceu demais a doação. É que a casa de repouso gasta, a cada dia, cerca de 50 fraldas. As doações nunca são demais. “Durante a quarentena, a gente recebeu doações de leite, cestas básicas, kits de higiene pessoal, material de limpeza para ambientes”, disse a coordenadora Enara Crepaldi de Campos Seco.
Ah, o exemplo veio de dentro. O Benaiah arrancou elogios rasgados quando, no começo da quarentena, viu seus funcionários permanecerem lá dentro, confinados, para não submeter os idosos ao risco de contaminação. Depois da iniciativa, o apoio da comunidade cresceu demais.