Depois de quase seis anos interditada, foi liberada ao tráfego a ponte sobre o Ribeirão Anhumas, na antiga Estrada da Rhodia – ligação do distrito de Barão Geraldo (em Campinas) a Paulínia. A passagem original foi desativada em novembro de 2014, depois de apresentar problemas estruturais. O trecho acabou tomado por um matagal.
Com a nova passagem, os motoristas ganharam um moderno e seguro sistema viário de acesso à região central de Paulínia.
A partir da ponte, a Rodovia Dr. Roberto Moreira atravessa o parque tecnológico de Paulínia e chega à zona urbana. O tempo de viagem entre Barão e Paulínia caiu pela metade.
Antes da passagem reinaugurada, o motorista tinha de gastar mais tempo e dinheiro: precisava retornar à região central do distrito e dirigir até Paulínia pela congestionada e perigosa SP-332 (Rodovia Professor Zeferino Vaz).
A construção de duas novas pontes – uma em cada sentido do trânsito – começou em outubro de 2018. Desde então, as obras consumiram investimentos de R$ 7,1 milhões. Foram usados os recursos da própria prefeitura.
A nova passagem tem 60 metros de extensão. Ganhou guarda-corpos, rotatória e um novo sistema de iluminação, além de intervenções que buscaram reduzir os impactos ambientais do projeto.
De acordo com o prefeito Du Cazellato (PSDB), o novo sistema viário contribui com a qualidade de vida de moradores e a segurança de milhares de motoristas que circulam de um lado a outro. Estima-se que, diariamente, seis mil veículos farão uso das pontes.
Outra grande vantagem será o fluxo melhor de trânsito na própria SP-332, diariamente complicado no trecho de Betel. A expectativa da administração é que o trânsito na Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), no trecho de Betel, também passe a fluir melhor.
NOVO PLANO
O prefeito agora investe em um outro plano para modernizar o sistema viário urbano: a construção de uma ligação entre o João Aranha e o Monte Alegre. Com o atalho, o motorista não será obrigado a acessar as avenidas da região central quando tiver de ir de um bairro a outro.