segunda-feira, 25 novembro 2024

Sinditec pede apoio das Câmaras

Após se reunir com o prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), no mês passado, o Sinditec (Sindicato das Indústrias Têxteis) de Americana e região buscou esta semana apoio junto às presidências das câmaras de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste, que se comprometeram a apoiar os empresários na busca pela revogação do aumento do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), estabelecido no pacote fiscal do governo estadual.

Participaram do encontro on-line com o presidente do Sinditec, Leonardo Sant’Ana, os presidentes das câmaras de Americana, Thiago Martins (PV), de Nova Odessa, Elvis Garcia, o Pelé (PSDB), e o assessor da presidência da Câmara de Santa Bárbara, Deivid Alexandre.

O objetivo, segundo o Sinditec, é buscar apoio político na região para intermediar junto ao governo a revogação das medidas previstas no Decreto nº 65.255/2020. “Mostramos aos presidentes o que vem acontecendo no setor têxtil, para que entendam as dificuldades e os problemas trazidos pelas mudanças no ICMS, e possam intervir politicamente com seus deputados estaduais e com o Estado para um possível cancelamento do decreto”, disse Sant’Ana.

MUDANÇAS

De acordo com o presidente do Sinditec, com as mudanças feitas pelo Estado, as indústrias estão lidando com um aumento de imposto estimado entre 13% e 16% para as vendas feitas a confecções optantes pelo Simples Nacional, que são as microempresas com faturamento anual de cerca de R$ 4 milhões. Essas empresas, segundo a entidade, representam 80% dos clientes das indústrias da região.

Na região, são mais de 500 indústrias têxteis e mais de 400 confecções, que empregam mais de 20 mil trabalhadores. Leonardo disse que o Sinditec está em contato também com os deputados da região e com a Frente Parlamentar Têxtil Paulista para tratar desse tema. Após o encontro com Chico, em janeiro, o prefeito disse que faria contatos com deputados com o objetivo de apoiar o setor.

MOÇÕES

De acordo com o presidente da Câmara de Americana, Thiago Martins, o Legislativo fará tudo o que estiver ao seu alcance para colaborar com as empresas.

“Entendi e senti a dificuldade deles, o momento que estão passando. Como presidente, como posso somar: posso liberar a tribuna para que expresse a necessidade para os demais vereadores, o momento que estão passando e, de repente, a gente se une, faz uma moção entre todos os vereadores e manda para o governo, para terem esse olhar não só para o têxtil, mas várias outras áreas afetadas. O que pudermos fazer pra ajudar fomentar a movimentação deles, com certeza a gente tem interesse em ajudá-los”, afirmou.

Pelé, de Nova Odessa, pretende ajudar de maneira semelhante. “Estou agendando com os vereadores pra conversarmos todos com o Sinditec novamente e vamos fazer uma moção de apelo ao governo do Estado para que reveja essa situação. Pretendo também entregar em mãos ao nosso deputado estadual Cauê Macris”, disse.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também