Prevista pelo Programa Estadual de Imunização para iniciar nesta terça-feira (18), a vacinação de motoristas de ônibus e cobradores do transporte coletivo municipal e intermunicipal contra a Covid-19 começou a ser aplicada na capital paulista, mas ainda não tem data para chegar à região de Americana. Pelo menos até ontem, as doses para esses grupos não haviam sido recebidas e não havia previsão.
Em contato diário com milhares de pessoas, os motoristas e cobradores têm solicitado prioridade na imunização contra o novo coronavírus há meses.
Em 20 de abril, o governador João Doria (PSDB) anunciou que esses profissionais seriam imunizados a partir do dia 18 de maio, mas ressaltou que isso dependeria da disponibilidade de vacinas.
Nesse período, houve atrasos na entrega de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, bem como na produção da CoronaVac por conta do atraso na liberação dos insumos na China. A previsão era de imunizar 165 mil trabalhadores e trabalhadoras neste grupo.
A imunização começou apenas na Capital e em algumas regiões, mas nas cidades da região de Americana ainda não há previsão.
Em nota enviada à imprensa, a Vigilância Epidemiológica de Americana confirmou que as doses para esse grupo ainda não chegaram e orientou a categoria.
“Os profissionais que trabalham em empresas com sede na cidade de São Paulo poderão realizar o pré-cadastro, pois serão direcionados aos locais de vacinação daquele município”, trouxe a nota. Segundo a vigilância, a campanha será gradativamente ampliada para outras regiões.
“O esquema de vacinação para os motoristas e cobradores será o mesmo dos profissionais da Educação, ou seja, eles deverão acessar o site do governo estadual (https://vacinaja.sp.gov.br/) onde realizarão um pré-cadastro. Depois disso, assim que houver a chamada para a vacinação no município, eles deverão apresentar o Código QR-Code e os documentos pessoais para receberem o imunizante”, orientou a vigilância.
BALANÇO
Conforme balanço divulgado pela prefeitura, Americana aplicou nesta terça mais 594 doses da vacina contra a Covid-19.
Foram 263 da primeira dose e 331 da segunda. Receberam a primeira dose 36 idosos com 60 anos ou mais, 18 profissionais da saúde, 204 pacientes com comorbidades e cinco gestantes que também apresentam comorbidades.
A segunda dose foi aplicada em 78 profissionais de saúde, 245 idosos e oito trabalhadores da educação.
Com a vacinação de ontem, Americana contabiliza 82.794 doses aplicadas, 53.593 da primeira e 29.201 da segunda.