Encontro do Conselho, hoje em Americana, deve discutir medidas diante dos primeiros casos na região
A confirmação dos dois primeiros casos de infecção pela variante delta da Covid-19 na região de Campinas deve constar da pauta de debates dos 20 prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas), que estarão nesta terça-feira (17), a partir das 9h, em Americana, para reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC.
Os casos da variante delta do novo coronavírus foram confirmados na sexta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde, em pessoas de Valinhos e Itapira. Os registros acontecem em meio à mudança de fase do Plano São Paulo, que a partir de hoje zera as restrições ao comércio e aos serviços, juntamente com queda na ocupação de leitos hospitalares de UTI no estado.
O prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Gustavo Reis, afirmou ontem ao TODODIA que um dos objetivos do encontro dos prefeitos nesta terça é discutir se a região adotará medidas mais rígidas por conta da chegada da variante delta.
“Haverá um debate sobre quais medidas serão adotadas a partir dos números apresentados pela DRS VII [Departamento Regional de Saúde de Campinas, que engloba 42 cidades]”, comentou Reis.
Os casos vêm sendo monitorados a fim de identificar se foram contraídos nos próprios municípios ou se foram “importados” de outras cidades.
Pesquisas apontam que a variante delta é mais transmissível e mais nociva ao sistema imunológico do que as outras mutações do novo coronavírus. O primeiro caso detectado em São Paulo foi no dia 5 do mês passado.
De acordo com o novo diretor-executivo da Agencamp (Agência Metropolitana de Campinas), o ex-secretário de Meio Ambiente de Americana, Odair Dias, o reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, vai participar do encontro desta terça. “Nosso intuito é oferecer cerca de 400 leitos em um hospital metropolitano em parceira com a Unicamp”, disse Dias.
Dias comenta que além das medidas para contenção do contágio pela variante delta, os membros do Conselho da RMC discutirão o Programa Municipal de Habitação de Interesse Social (HIS), o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), ações para enfrentamento à violência contra a mulher e a suspensão de mudanças na cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços) por uma liminar concedida pelo ministro Alexandre Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).