‘Vacinômetro’, atualizado na sexta, mostra 109 mil moradores acima de 12 anos com esquema vacinal completo
Os imunizados com a segunda dose contabilizam 103.394 pessoas, enquanto 6.067 vacinas de única dose foram aplicadas. A cidade registra ainda mais de 183 mil pessoas que receberam a primeira dose, o que equivale a 88% dos 206.444 habitantes maiores de 12 anos
“Temos apenas 500 pessoas, ou seja, 0,4% de faltosos que deveriam ter tomado a segunda dose e ainda não o fizeram”, comenta o secretário de Saúde, Danilo Carvalho de Oliveira.
Ele afirma que, apesar de estudos realizados na cidade de Serrana (SP) terem apontado que o vírus deixou de circular depois de 75% de cobertura vacinal, o objetivo é alcançar a meta do Ministério da Saúde, que prevê a imunização necessária de ao menos 90% da população.
“Os dados são animadores, mas é o estudo em uma cidade. Manteremos a meta de 90%”.
O secretário descarta a possibilidade de falta vacina na próxima semana. Ele diz que o estoque é suficiente para suprir a demanda e que o cronograma será mantido normalmente. “Estamos tranquilos em relação ao estoque. É importante que a população não se apavore e procure adiantar doses”, diz.
Na última quinta-feira (9) o governo de São Paulo informou que a segunda dose seria comprometida por falta de AstraZeneca.
A Secretaria estadual de Saúde cobra o Ministério da Saúde o envio de um milhão de doses. A pasta alega que o estado usou a remessa como primeira dose, diferente do que prevê o PNI (Programa Nacional de Imunizações).
Oliveira comemora ainda a queda contínua da ocupação de leitos.
Até o final da tarde de sexta, a ocupação do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi (HM) era de 10 leitos.
VARIANTE DELTA
Até o momento, Americana não registrou casos da variante delta do novo coronavírus.
Hortolândia, Nova Odessa, Sumaré e Santa Bárbara d”Oeste já registraram casos da mutação. “O nosso alerta é quanto às próximas três semanas. Por isso, é importante garantir a cobertura vacinal”, explica o secretário.