Alguns estudos das instituições mostram que os tutores são menos propensos a desenvolverem obesidade, realizam mais atividades físicas, têm risco reduzido de doenças cardíacas e são mais conectados socialmente do que aqueles que não têm um pet.
As pesquisas também apontam que gatos e cães oferecem inúmeros benefícios para pessoas com problemas de saúde mental e também contribuem para a redução do estresse do dia a dia. Para alguns indivíduos a presença de um pet aumenta o apoio social, reduz a solidão e a sensação de isolamento. As crianças também obtêm diversos ganhos a partir desta relação, tais como: o desenvolvimento do senso de responsabilidade e o comportamento carinhoso, que possuem forte associação com o apego ao animal.
Além disso, as pesquisas mostram que:
• Gatos e cães satisfazem a necessidade de confiar ou conversar com alguém, por serem companheiros e estarem sempre disponíveis;
• A relação humano-animal desenvolve consciência social, criando habilidades de relacionamento que aprimoram a capacidade de interação com as pessoas;
• Tutores frequentemente relatam que conheceram pessoas e fizeram amigos durante as caminhadas com seus pets;
• Os adolescentes demonstram satisfação na companhia dos animais, por estarem sempre em busca de amor e apoio, além de se envolverem em menos conflitos com seus irmãos. A relação entre humanos e animais evolui diariamente na busca por entendimento e aprendizado sobre quando, onde e como essa convivência pode ser ainda mais positiva para ambos.