terça-feira, 30 abril 2024

Casos de gripe triplicam e aumentam atendimento no Hospital Municipal de Americana

Número de atendidos chega a 270 nesta semana devido à síndrome gripal, informou prefeitura  

HOSPITAL MUNICIPAL | Secretaria de Saúde registra triplo de atendimento em relação à média tida como normal (Foto: Arquivo/ TodoDia Imagem)

O HM (Hospital Municipal) Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, atende nesta semana o triplo de pacientes na comparação com a média considerada normal. De acordo com a prefeitura, a média diária de atendimentos no HM saltou de 50 a 80 para 180 a 270 nesta semana. Desses, a maioria foi de síndrome gripal.

Conforme o Executivo, houve uma alta na procura de pacientes com síndrome gripal, sendo que uma proporção pequena é de pacientes com Covid.

Nesta quarta-feira (29) havia apenas uma pessoa internada com Covid no município e nenhuma confirmação da H3N2, variante do vírus Influenza.

Apesar da alta procura devido à síndrome gripal, a maioria dos casos é de baixa gravidade e com sintomas que não demandam internação, conforme a prefeitura. “O HM está à disposição da população, que deve avaliar a gravidade e necessidade de ir ao pronto-socorro para atendimento”, ressaltou.

REGIÃO
Sobre os casos no município, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que a Secretaria de Saúde ainda não dispõe de dados específicos de casos de gripe, “pois não há como diferenciar clinicamente a causa da síndrome gripal, já que todas as pessoas atendidas com sintomas gripais coletam exame para diagnóstico diferencial de Covid-19”.

Municípios como Nova Odessa e Hortolândia já estavam em estado de alerta diante do possível surto de gripe.

Na segunda-feira, a Secretaria de Saúde de Hortolândia emitiu comunicado informando que o número de casos de síndrome gripal na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia estava com média diária de 400 atendimentos e que a aquisição de medicamentos foi feita para abastecimento até o final de janeiro.

Já Nova Odessa reforçou na sexta as orientações de prevenção diante do aumento de casos de síndrome gripal, com a manutenção do uso de máscaras e higienização das mãos. 

Hortolândia entrega Tamiflu no hospital
Diante do aumento de casos de síndrome gripal registrado nas últimas semanas, a Prefeitura de Hortolândia informou ontem que o Hospital Municipal Mario Covas iniciou a dispensação do medicamento Tamiflu já a partir desta quarta-feira (29).

A dispensação será feita no Pronto-Socorro Adulto da unidade, 24h, durante o feriado prolongado de Ano Novo.

A Secretaria de Saúde ressalta que a dispensação será realizada somente com prescrição médica. Em caso de necessidade extrema, o paciente poderá ir com um acompanhante para retirar o medicamento.

A medida é para evitar aglomeração no local.

A Secretaria de Saúde reforça para que a população se conscientize sobre a importância de intensificar os protocolos sanitários, que incluem uso de máscara, distanciamento e higienização constante com álcool gel.

Sintomas são ligeiramente diferentes
Embora os sintomas sejam bastante parecidos, há especificidades entre a síndrome gripa e a Covid-19.

Na gripe, sintomas como febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são comuns. Coriza ou nariz entupido e dor de garganta podem aparecer, mas são menos frequentes.

Na Covid-19, febre e tosse seca são sintomas comuns. Já cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de garganta podem surgir às vezes.

A doença tem outros sintomas que, em geral, não são sentidos por quem tem gripe, como perda do olfato e paladar.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também