A medida é considerada fundamental para dar maior segurança epidemiológica nas escolas com o início do ano letivo
Os prefeitos também decidiram ampliar a fiscalização de grandes eventos realizados nos municípios, no sentido de coibir aglomerações.
“Outra informação relevante foi a de que o Ministério da Saúde prorrogou por 30 dias o custeio de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs), uma reivindicação dos prefeitos da RMC”, informou o prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Gustavo Reis (MDB).
“O Governo do Estado, através do Departamento Regional de Saúde e da Agemcamp (Agência Metropolitana), não está medindo esforços para o combate a esse vírus, conjuntamente aos prefeitos da Região Metropolitana de Campinas”, disse o diretor-executivo na Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Odair Dias.
Confira a íntegra da nota oficial:
“Devido ao crescimento expressivo do número de casos de Covid-19, expansão proporcionada pela predominância e velocidade de transmissão da variante ômicron do coronavírus, e com a aproximação do início do ano letivo nos municípios, os prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), reunidos emergencialmente e de forma remota nesta sexta-feira (28/01), apelam aos pais e responsáveis para que efetivem a vacinação contra a Covid de seus filhos.
A imunização das crianças de 5 a 11 anos é fundamental para que tenhamos segurança epidemiológica dentro de nossas escolas e, com isso, possamos manter as aulas presenciais, sem prejuízo aos estudantes já bastante impactados com a suspensão das atividades ao longo da pandemia.
Cabe ressaltar que, segundo o Governo do Estado de São Paulo, 80% dos internados em UTIs são de pessoas não-vacinadas ou que não completaram o ciclo vacinal contra a Covid-19.
Os municípios da RMC também se comprometem a ampliar a fiscalização de grandes eventos para coibir aglomerações, exigindo o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária.”