quinta-feira, 2 janeiro 2025

Americana já tem 5 pré-candidatos para o Congresso Nacional e para Alesp

Martins, Giovana, Ricardo Molina, Vanderlei Macris e Juninho Dias devem disputar a vagas

GIOVANA | Maria Giovana tentará uma vaga no Congresso (Foto: Arquivo/ TodoDia Imagem)

Ao menos cinco figuras políticas de Americana já confirmaram pré-candidatura a vagas no Congresso Nacional e na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). O atual presidente da Câmara de Americana, o vereador Thiago Martins (PV), a ex-vereadora e candidata a prefeita nas eleições de 2020 Giovana Fortunato (PDT), o empresário Ricardo Molina (Republicanos), o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) e o vereador Juninho Dias (MDB) pretendem participar da disputa eleitoral de 2022.

De acordo com Martins, o objetivo da pré-candidatura é ser um representante da cidade na busca por recursos. “A nossa intenção é dar continuidade ao trabalho do prefeito, ex-deputado (estadual) Chico Sardelli, que foi muito bem feito nesses três mandatos, em que ele trouxe bastante recurso para Americana e para a Região Metropolitana de Campinas e para outros lugares do estado”, afirma.

“Chegamos a ter três deputados estaduais, o Chico, o Cauê Macris e o Antonio Mentor (PT). Neste momento só temos o Vanderlei Macris, no Congresso. Então há uma necessidade da região em ter deputado. Um exemplo é a quantidade que vem de recursos para o município quando tem deputado defendendo o município. Eu sempre falei que a minha intenção não é seguir carreira na Câmara. Então, eu fui eleito e reeleito vereador, estou presidente da Câmara e quero buscar novos espaços para poder fazer um trabalho estadual como a gente vem fazendo para o município e para a nossa cidade, com a representação no parlamento estadual, trazendo recursos, verbas e projetos para a região.”

Já a ex-vereadora e candidata à Prefeitura de Americana nas eleições de 2020, a sanitarista Maria Giovana Fortunato (PDT), deve concorrer a uma vaga ao Congresso Nacional. Ela, que foi a segunda mais votada no pleito que elegeu Chico Sardelli (PV), assumiu na última semana um cargo na direção estadual do partido e confirma a pré-candidatura como deputada federal. “Nós temos uma pré-candidatura a deputada federal no partido com o compromisso de se tornar uma representante da Região Metropolitana de Campinas no Congresso. Nossa prioridade segue sendo os serviços de saúde mas também a geração de emprego e renda, sempre com foco de atender e trabalhar intensamente em nossa região. Além disso, a defesa das mulheres estará entre as grandes pautas a serem defendidas em Brasília”, diz.

O deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) também deve voltar a ter a foto estampada nas urnas em 2022. Macris já ocupou uma cadeira na Alesp por três mandatos e voltará a concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. “A família Macris tem um candidato só, eu que concorrerei de novo ao parlamento. Espero que consiga mais um mandato. Não teve jeito e tive que ser o candidato”, comentou.

Pelo Republicanos, o pré-candidato a uma vaga na Alesp é o empresário Ricardo Molina que, se eleito, será a primeira vez em um cargo público. “A ideia é ocupar esse espaço e ser o representante das cidades de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo)”, afirma. Molina concorreu ao cargo de vice-prefeito nas últimas eleições municipais, em 2020, na chapa que trazia o ex-vereador Rafael Macris (PSDB) como candidato ao chefe do Executivo de Americana.

O vereador Juninho Dias (MDB) também deve concorrer a uma vaga ao Congresso, com a pré-candidatura como deputado federal. A reportagem do TODODIA procurou Juninho para falar sobre as plataformas que pretende defender durante a campanha e as motivações que o levaram à decisão, mas ele não respondeu.

O vice-prefeito Odir Demarchi (PL), que já há algum tempo vem tendo a candidatura ventilada para concorrer a uma vaga no Congresso Nacional ou na Assembleia Legislativa, afirma que, apesar de ter sido convidado pelo PL para concorrer a uma vaga na Alesp, não pretende deixar o cargo de vice para voltar ao Legislativo. “Eu sempre disse durante a campanha que gostaria de ser o vice que a cidade não havia tido ainda e pretendo manter essa posição. Agradeci pelo convite feito pelo partido, mas não quero deixar o mandato”, explicou.

ELEIÇÕES
Neste ano, as eleições para a escolha de presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais estão marcadas para o dia 2 de outubro.

Entre 20 de julho e 5 de agosto serão realizadas as convenções partidárias para deliberar sobre coligações e candidatos. Até lá, os postulantes aos cargos são considerados pré-candidatos. Já os pedidos de registros de candidaturas devem ser julgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até o dia 12 de setembro.

Juninho | O vereador Juninho Dias sairá para federal

MACRIS | Vanderlei Macris vai tentar mais um mandato na Câmara Federal

Molina / Vaga na Alesp

MARTINS | Thiago Martins quer eleição para a Assembleia Legislativa

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também