domingo, 28 abril 2024

Aumenta transferência de alunos da rede particular para escolas públicas na região

Prefeituras de Nova Odessa, Santa Bárbara e Hortolândia registraram alta nas matrículas  

A Secretaria de Educação de Americana, por sua vez, afirmou que não há dados consolidados sobre a migração da rede privada para a pública (Foto: Arquivo/ TodoDia imagem)

Ao menos três cidades da região vêm registrando aumento no número de transferências de estudantes de colégios particulares para escolas da rede pública municipal – tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental.

A rede municipal de Nova Odessa recebeu 120 novos alunos no Ensino Fundamental, oriundos da rede particular, para estudar em instituições públicas no ano passado, e 80 na Educação Infantil.

Segundo a Secretaria de Educação da cidade, o maior volume de matrículas de crianças transferidas da rede particular foi registrado no início de 2021, mas não informou o número de transferências realizadas no começo deste ano.

Em Hortolândia, 127 alunos ingressam no Ensino Fundamental para o ano letivo de 2022, enquanto na Educação Infantil foram 85. Em 2021, foram matriculados 265 alunos no Fundamental e realizadas 794 transferências na Educação infantil.

Já em Santa Bárbara d’Oeste, o maior número de transferências da rede particular para escolas municipais foi registrado no início deste ano, quando 107 crianças trocaram a rede privada pela pública para aulas no Ensino Fundamental.

Em 2021, 37 estudantes de colégios privados ingressaram nesta etapa da educação básica.

A Secretaria de Educação do município informou que não há um levantamento específico sobre as crianças transferidas da rede particular para a municipal na educação infantil.

A Secretaria de Educação de Americana, por sua vez, afirmou que não há dados consolidados sobre a migração da rede privada para a pública.

“No estado de São Paulo, as matrículas de Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental) das escolas públicas e privadas são registradas no sistema Secretaria Escolar Digital, sistema gerenciado pela Secretaria de Estado da Educação. Entretanto, o sistema não apresenta relatórios consolidados”, informou a secretaria, por meio de nota.

Com a chegada de novos alunos, Nova Odessa teve de abrir seis novas salas no Ensino Fundamental.

Na cidade, turmas desta etapa do ensino possuem entre 25 e 30 alunos, enquanto na Educação Infantil há um limite de 24 crianças por sala.

No caso de Hortolândia e Santa Bárbara, não houve abertura de novas salas.

Ambas as cidades afirmaram que as turmas existentes, sendo os alunos absorvidos pelas turmas já existentes.

Em Americana houve a abertura de salas, mas a secretaria disse não ser possível relacionar a medida com a migração de alunos.

A reportagem do TODODIA procurou a secretaria de Educação de Sumaré, por meio da assessoria de imprensa da prefeitura ao longo da semana, mas não obteve resposta sobre o assunto até o fechamento desta reportagem. 

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