segunda-feira, 30 dezembro 2024

Um hábito que faz bem

Professor de Literatura lista dicas simples para incentivar o gosto pela leitura entre crianças e adolescentes 

estante | Em crianças entre 5 e 10 anos, houve um aumento de 23% entre quem tem um hábito de leitura frequente (Foto: Divulgação/canva)

 Educadores são unânimes: a leitura é um hábito que faz bem para o desenvolvimento infantil e dos jovens. E o Dia Internacional do Livro, que foi celebrado em 23 de abril, coloca foco ainda maior nessa questão. No entanto, nem sempre é fácil despertar esse interesse nos mais jovens, por isso, pais e professores sempre buscam novas maneiras de engajar os “leitores mirins”.

Números têm indicado queda de obras lidas por crianças e adolescentes. De acordo com a última pesquisa em 2019 Retratos da Leitura no Brasil, realizada pela Fundação Pró-Livro, Itaú Cultura e IBOPE Inteligência, informa que 31% da população nunca comprou um livro.

Segundo a última pesquisa feita pelo IPL (Instituto Pró-Livro) em parceria com a Abrelivros, a Câmara Brasileira de Livros e o Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), na primeira faixa etária (crianças entre 5 e 10 anos), houve um aumento de 23%, entre quem tem um hábito de leitura frequente.

Mas qual é o “segredo” para chamar a atenção desse público e tornar as crianças e jovens “apaixonados” por livros? “No mundo digital de hoje, em que tudo acontece de forma muito acelerada, pode ser difícil fazer com que a criança ou jovem se sente e se concentre por 20 ou 30 minutos para ler”, avalia o professor de literatura Alencar Schueroff, docente da plataforma online de ensino Professor Ferretto.

No entanto, na visão do professor, nem tudo “está perdido”, e é possível, sim, ajudar o público mais jovem a adotar o hábito de ler, seguindo algumas dicas simples.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também