Os animais passam por processo de aproximação há 11 meses
O Parque Ecológico Municipal “Cid Almeida Franco”, de Americana, apresentará aos visitantes uma nova moradora, a onça – preta Sheila junto ao macho Pantanal, neste sábado (21). Pantanal estava sozinho desde 2014.
Sheila chegou ao parque em julho de 2021, e desde então, nesse período, ela passou pelo processo de aproximação programada com o macho. Num primeiro momento, em recintos separados, puderam perceber a presença um do outro apenas pelo cheiro. A seguir, revezaram-se nos recintos. E depois, ainda separados, puderam fazer contato visual. Há cerca de um mês as onças convivem sem barreiras físicas entre elas, na parte reservada do recinto.
A onça-pintada, alvo de tantos caçadores pela beleza de sua pele, é atualmente uma das espécies brasileiras mais ameaçadas de extinção e, em Americana, agora há a expectativa do acasalamento e da reprodução.
“Esperamos que as onças permaneçam na área de exposição. A vinda da onça-preta Sheila faz parte das atividades de preservação da vida animal e estamos muito ansiosos para que o casal possa ser visto pelo público”, declarou a secretária de Cultura e Turismo, Márcia Gonzaga Faria.
Sheila é uma onça-preta nascida no Parque Zoobotânico de Carajás, em Parauapebas, no Pará, há aproximadamente seis anos. As onças-pretas e pintadas pertencem à mesma espécie, sendo que a preta é uma variação melânica da onça-pintada. “Assim como na espécie humana, as onças têm uma diferenciação de pigmentação. As pretas têm maior quantidade de melanina (pigmentação da pele), portanto são escuras, mas também têm pintas, e são bem visíveis quando o animal está exposto ao sol”, explicou a bióloga do Parque Ecológico, Silvia Maria de Campos Machado Ortolano.