quarta-feira, 5 fevereiro 2025

Parque Ecológico exibe casal de onças e apresenta Sistema Urubu em Americana

Sistema Urubu ajudará na conservação da biodiversidade brasileira 

O Parque Ecológico Municipal fica na Avenida do Brasil nº 2525, no bairro Jardim Ipiranga (Foto: Divulgação/Sectur)

O Parque Ecológico Municipal “Eng. Cid Almeida Franco” exibiu ao público neste sábado (21) o novo casal de onças que pôde ser visto pela primeira vez no recinto. A onça-preta Sheila, que está há 11 meses na cidade, e o macho Pantanal, que estava em processo de aproximação programada.

Além disso, o parque apresentou o Sistema Urubu de identificação de animais atropelados em rodovias e estradas brasileiras. Banners informativos foram instalados nos recintos da onça e do lobo e teve a distribuição de folhetos e de lixeiras para carros, alusivos ao programa.

A equipe do Parque orientou os frequentadores a baixarem o aplicativo do Sistema Urubu, disponível para download gratuito pela App Store (sistema IOS) e Google Play (sistema Android).

Criado em 2014, o Sistema Urubu é uma rede social de conservação da biodiversidade brasileira e é utilizado por institutos de pesquisa para identificar áreas críticas de atropelamento de animais e as espécies mais afetadas.

Os dados enviados pelos usuários do sistema ajudam a conhecer onde e quando cada espécie da fauna é mais atropelada, auxiliando governos e concessionárias de rodovias na redução de acidentes.

Americana participa do Sistema Urubu, retomado no período pós-pandemia, por meio do Parque Ecológico, administrado pela (Sectur). O projeto tem abrangência nacional.

“Para nós da Secretaria de Cultura e Turismo e principalmente do Zoo Municipal, esta iniciativa é muito importante uma vez que, como instituição, somos multiplicadores do alcance do aplicativo e principalmente, da proteção e preservação dos animais”, declarou a secretária de Cultura e Turismo de Americana, Márcia Gonzaga Faria.

O Parque Ecológico Municipal fica na Avenida do Brasil nº 2525, no bairro Jardim Ipiranga. O horário de funcionamento é de quarta a domingo, das 8h às 16h.

Os ingressos custam R$ 4 para pessoas de 12 a 59 anos, e R$ 2 para crianças de 6 a 11 anos acompanhadas de um adulto. Estudantes pagam meia entrada, e menores de 5 anos, maiores de 60 e pessoas com deficiência não pagam o ingresso. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também