domingo, 28 abril 2024

A capacidade de bem-julgar

Por João Ulysses Laudissi
ENGENHEIRO E EX-DIRETOR DO SENAI DE SANTA BÁRBARA

Cada pessoa pensa estar tão bem provida de bom-senso, mas será mesmo que elas têm toda essa capacidade de bem-julgar, e distinguir o verdadeiro do falso? 

o verdadeiro do falso? As pessoas estão sendo bombardeadas por uma quantidade enorme de mensagens que não fazem sentido algum do ponto de vista correto dos fatos e dados. E ao receber essas mensagens desprovidas de uma certificação da verdade ainda compartilham. E aí vai uma pergunta: o fato de compartilhar uma mensagem sem comprovar a veracidade da mesma é um desprovimento do bom- -senso? Acredito que sim e que o fato de uma pessoa ter o bom-senso ao tomar decisões, vai levá-la ao sucesso e a ser respeitada nas suas manifestações.

Mas, hoje em dia, vivemos um momento em que os sensacionalismos vendem bem e, sendo assim, são produzidos em grandes escalas pelas mídias, digo todas as mídias indistintamente, que nos requer que façamos o julgamento do que recebemos a partir do nosso bom-senso.

o nosso bom-senso. Bem, sendo assim, quando você receber alguma informação, pergunte ao emitente qual é a fonte da informação, para que você possa encontrar um estudo sério do assunto e validar se o mesmo é verdadeiro. Não dê crédito as respostas que venham dizer a você tratar-se de uma questão de “achismo”, ou “me disseram”. Todo assunto verdadeiro deve ser referenciado de maneira que você possa consultar uma literatura especializada e fontes oficiais que relatem o fato sem coloração ideológica e oportunista.

Mesmo tomando todo o cuidado, podemos ficar em dúvida com a veracidade das informações que nos chegam, e também o quanto devemos não estar certos da forma de manifestação de quem as emitiu. O mundo está cheio de falsos profetas!

Busque, sempre, fatos e dados que permitam explicar como as coisas funcionam no atual cotidiano para ver se há alguma correlação. Quer um exemplo: chupar manga e tomar leite compunha o bom-senso de antigamente de grande parte da sociedade, pois poderia provocar a morte da pessoa que fizesse esses consumos simultaneamente, isto, agora, caiu no ridículo.

Por isso, busque sempre aumentar os seus conhecimentos de tal maneira que proporcione a ampliação da sua visão para o todo, de como se dá o entendimento das várias correntes de opiniões, do que se pode extrair de aprendizagem das situações postas e de como o lado humano das pessoas florescem nas mudanças.

Isto posto, concluo com a crença de que cada pessoa têm toda a capacidade de bem- -julgar, de pensar antes de agir ou falar, de distinguir o verdadeiro do falso, de fazer escolhas sensatas e inteligentes com cautela e equilíbrio, de ler uma determinada situação e, a partir de então, tomar a decisão mais acertada em relação a ela, ou seja, de ter juízo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também