domingo, 28 abril 2024

Assaltos sobem 36% no 1° semestre na região

São mais de 1,4 mil roubos em cinco municípios da região, revela SSP-SP

 O número de roubos cresceu 36,8% na região no primeiro semestre deste ano em comparação com igual época do ano passado, de acordo com estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). As cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Nova Odessa e Hortolândia tiveram alta nas ocorrências de roubos gerais. No primeiro semestre deste ano, as cinco cidades registraram 1.445 crimes deste tipo – média de oito assaltos ao dia.

Os dados consideram o total de roubos por município, menos os de veículo. Em 2021, essas mesmas cidades da região somaram 1.056 crimes dessa categoria. 

A cidade que teve maior volume de roubos neste primeiro semestre foi Sumaré, com 526 casos registrados. O município teve alta de 19% em assaltos, em comparação aos 441 no primeiro semestre do ano passado. 

O município que teve maior alta nas ocorrências de roubos foi Hortolândia. Estes crimes subiram 67%.

no município, ao considerar o primeiro semestre deste ano e do ano passado. Entre janeiro e junho de 2021, Hortolândia somou 298 casos de roubo, número que cresceu para 498 nos primeiros seis meses de 2022.

 Em Americana, os roubos também aumentaram, mas com menor expressividade. A cidade teve alta de 24% entre os 157 casos registrados no primeiro semestre do ano passado contra os 195 no mesmo período deste ano.

ano. Em Nova Odessa, aconteceram 31 crimes desta natureza no primeiro semestre de 2021 e 52 nos primeiros seis meses deste ano. O aumento das ocorrências foi de 67%.

Santa Bárbara d’Oeste também colaborou com o aumento de assaltos na região, mas teve o menor crescimento percentual, com 4% de alta entre os períodos analisados. O número de roubos no primeiro semestre do ano passado foi de 129 casos, quantidade que aumentou para 135 neste ano.

tou para 135 neste ano. Conforme informações da Secretaria de Estado da Segurança, o trabalho das forças policiais na região resultou, nos primeiros seis meses de 2022, em 1.345 prisões, 694 veículos recuperados e 80 armas de fogo ilegais retiradas das ruas. 

A Secretaria informou que o policiamento é reorientado constantemente com base na análise dos indicadores criminais e a repressão ao crime de roubo foi intensificada por meio de operações como a Ferro Velho, (receptação de carga de metais), Operação Conteri (desmanche de caminhões) e Operação Ictus (repressão a roubo de carga e receptação), todas elas deflagradas pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também