Andressa Alves só não será cortada da seleção brasileira feminina porque a CBF não pode fazer substituições no elenco durante a Copa do Mundo. Apesar disso, depois de uma sequência de atletas lesionadas, a notícia de que a atacante não se recuperará a tempo de voltar a jogar no torneio levantou uma questão entre os torcedores. Afinal, há um problema de preparação física no time?
O preparador Fábio Guerreiro foi publicamente defendido por todos os membros da delegação que foram questionados sobre seu trabalho.
Cristiane, por exemplo, destacou o fato de que ele contribuiu para que ela própria e Bia Zaneratto se recuperassem de uma lesão muscular e de uma fratura na fíbula, respectivamente. Ambas estão aptas e têm jogado.
“Eu não vou questionar o trabalho do Fabinho. Vi que as pessoas criticaram muito, mas não avaliaram como ele me recuperou e recuperou a Bia. É muito fácil apontar agora”, disse Cristiane. O fato de que a atacante ainda não disputou uma partida inteira neste Mundial também foi assunto na entrevista.
“É um cuidado que eles têm. Não dá para a Formiga, a Marta e eu jogarmos os 90 minutos. Eles têm de ser um pouco inteligentes”, explicou a artilheira da equipe, citando, também, o fato de que a seleção dos Estados Unidos atuou com time reserva no segundo jogo, contra o Chile.
Marta se lesionou durante a preparação do Brasil em Portugal e, assim como Cristiane, ainda não fez um jogo completo na Copa de 2019.
“A gente sempre tem um receio, e eu fui até onde poderia ir sem sentir nada. O cansaço físico não foi o que afetou a minha saída, mas, sim, uma questão de pensar mais para frente”, explicou a camisa 10.
Além disso, um dos cortes não foi responsabilidade da CBF: Adriana se machucou em compromisso pelo Corinthians. A lateral Adriana, do Internacional, vinha sofrendo com contusões desde antes do período de preparação para o Mundial, quando sofreu outra.
MUNDIAL JÁ TEM 14 NAS OITAVAS
As oitavas de final da Copa do Mundo feminina de 2019 começam neste sábado. Já garantiram vaga na fase de mata-mata da competição: França, Noruega, Alemanha, Espanha, China, Itália, Austrália, Brasil, Inglaterra, Japão, Holanda, Canadá, Estados Unidos e Suécia.
Restam apenas duas vagas a serem definidas, ambas na disputa do terceiro lugar.