Na manhã desta sexta-feira (18), em alusão ao Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher, lembrado no dia 25 de novembro e instituído pela Organização das Nações Unidas-ONU, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d’ Oeste, realizou a Roda de Conversa “Sala Lilás, um direito da mulher”.
A Sala Lilás é um espaço especial para atendimento de mulheres vítimas de violência e funciona na Delegacia de Polícia de Santa Bárbara. Com a presença de cerca de 60 pessoas, o evento foi sediado na ACISB (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste), e contou com a participação da Delegada Olivia Fonseca (Mestre em Direito e delegada na DDM de Piracicaba), que atuou por vários anos na DDM de Santa Bárbara; do delegado José Donizete de Melo da DDM de Americana, além de Deborah Cássia de Oliveira (professora e responsável pela DDM de Itatiba), Ione da Silva (reverenda, Mestre em Ciências da Religião, especialista em Theology and Urban Mission e presidente do Conselho Municipal da Mulher) e das vereadoras Esther Moraes e Kátia Ferrari.
A ação promovida hoje, integra a programação especial organizada no município em conformidade com a Campanha Mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” e Dia Internacional de Direitos Humanos. Para fazer publicidade sobre o assunto, o Conselho usará no dia 29 deste mês, a partir das 14 horas, a Tribuna Livre da Câmara Municipal.
Para fechar a programação, no 10 de dezembro será realizado o Fórum Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, com o tema “O passado e o futuro de Políticas Públicas voltadas às mulheres e meninas”.
Através de participações de diversas secretarias municipais, o encontro será das 8 às 12h30, no Salão Nobre da Secretaria de Educação, localizado à Rua Graça Martins, 680, no Centro, sem necessidade de inscrição prévia. A finalidade é debater sobre as políticas municipais voltadas às mulheres, fortalecer a rede de atendimento e avaliar as políticas implementadas no Município.
Fundamentado na Lei Municipal n. 3302/2011, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher é um órgão colegiado consultivo e deliberativo vinculado à Secretaria de Promoção Social com a finalidade básica de elaborar e propor políticas públicas em defesa e proteção da mulher.