segunda-feira, 25 novembro 2024

Filme em idioma indígena vence Festival de Brasília

Depois de conquistar prêmios em festivais pelo mundo, “A Febre”, de Maya Da-Rin, ganhou o Candango no Festival de Brasília, que encerrou sua 52ª edição no último sábado (30). 

O longa, falado em grande parte em tukano, língua-franca entre os povos do Alto Rio Negro, na Amazônia, foi o grande vencedor da noite. 

Com forte viés antropológico -esta é a primeira ficção de Da-Rin, que dirigiu documentários passados na Amazônia-, ele acompanha um indígena que trabalha como vigia num porto de Manaus e é acometido pela estranha febre do título quando sua filha anuncia que se mudará para a capital federal. 

Além do prêmio de melhor filme, ele recebeu outras quatro láureas, nas categorias de direção, ator principal (Régis Myrupu, que havia conquistado o mesmo prêmio no Festival de Locarno, na Suíça), fotografia e som. 

Com isso, desbancou o aguardado “Piedade”, de Cláudio Assis. O título, que retrata Cauã Reymond e Matheus Nachtergaele numa inusitada e tempestuosa relação homossexual e tem Fernanda Montenegro no elenco, terminou a noite com três prêmios, entre eles ator coadjuvante para Reymond. 

O segundo grande ganhador desta edição do festival foi “Alice Júnior”, de Gil Baroni. 

Faturando quatro troféus, de melhor atriz, atriz coadjuvante, trilha sonora e montagem, ele mostra a saga da youtuber trans Alice Júnior para dar seu primeiro beijo numa cidadezinha. 

Além destes, outro longa passado na Amazônia, desta vez um documentário, foi o ganhador do prêmio do júri popular. “O Tempo que Resta”, de Thaís Borges, segue duas mulheres juradas de morte por enfrentar milícias madeireiras no Pará. 

Na noite de abertura do Festival, em 22 de novembro, um ator que subiu ao palco para ler uma carta contra a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal por pouco não foi expulso por um segurança e teve o microfone cortado. A plateia reagiu com gritos de “censura”. A carta foi lida, na íntegra, dois dias depois, em 24 de novembro, pela equipe de “A Febre”. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também