A represa do Marcelo transbordou na tarde desta quarta-feira (28) e o Jardim Primavera é um ponto crítico em Sumaré, com várias inundações
A equipe da Defesa Civil de Sumaré informou que a cidade está em estado de alerta pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais. Até o momento, 150 pessoas estão desabrigadas no município e a Defesa Civil monitora várias regiões inundadas.
A represa do Marcelo transbordou na tarde desta quarta-feira (28) e o Jardim Primavera é um dos pontos críticos em Sumaré, com várias inundações devido à deficiência na drenagem.
Segundo o superintendente da Defesa Civil de Sumaré, Demétrio Mateus Moreira, as pessoas em áreas de riscos estão sendo orientadas para não permanecerem na residência, caso aumente o nível de água.
“A equipe nossa está monitorando também a situação climática e a previsão meteorológica. Agora temos uma janela de estiagem, na qual vai diminuir os impactos e esperamos que o rio retorne e diminua os alagamentos”, informou.
Em caso de emergência, ligar no número 199 da Defesa Civil ou 193 do Corpo de Bombeiros. Os acumulados de precipitação são de até 85 mm em 72 horas no município. A estimativa de precipitação instantânea do radar de São Roque, indica áreas de instabilidade com potencial para chuvas de intensidade fraca a moderada no município.
Estima-se que 430 pessoas em 86 moradias estejam expostas ao risco alertado dentro do município. A Secretaria Defesa Civil municipal determinou que a Divisão de Prevenção intensifique as rondas preventivas nas áreas de risco.