sexta-feira, 22 novembro 2024

Festas de fim de ano aumentam a procura por hospedagem para Pets

Hotéis apostam nas atividades e brincadeiras para priorizar o bem-estar do animal durante estadia 

Foto:Divulgação

O cuidado com o Pet vem sendo prioridade para muitos tutores e a atenção em datas comemorativas, é primordial para o bem-estar do animal.

Chegando as festas de fim de ano e das férias, quem tem um bichinho de estimação acaba se deparando com um dilema: Com quem ou aonde deixar os pets durante este período?

Bem, os hotéis para pets tem sido uma alternativa segura e confiável.

O setor de cuidados com o pet cresceu 14% no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com uma pesquisa do Instituto Pet Brasil (IPB). Com isso, o mundo pet vive constantemente se reinventando para atender ao seu público.

Pouco mais de 800 mil cães de estimação adentraram os lares brasileiros, que hoje reúnem cerca de 55,9 milhões de cachorros, segundo o último censo realizado pelo Instituto Pet Brasil.

O aumento do tempo dos tutores em casa, devido ao home office, impulsionou a adoção ou compra de bichinhos e, agora, com o gradual retorno dos trabalhos presenciais, cresce a demanda por hotéis e creches para cachorros.

Segundo o empresário Harisson Furio, dono do hotel e Day Care Royal Pet, os animais além de serem bem cuidados nos hotéis, vivem um período de “colônia de férias” com atividades que envolvem muitas brincadeiras e o convívio com outros animais.

Harisson comenta que a procura pelo serviço aumenta em torno de 40% nas festas de final de ano, porém, o empresário explica que buscar o serviço em cima da hora, pode ser ruim para o cão.

“É necessário fazer a adaptação do animal com pelo menos 15 dias de antecedência. Com uma nova rotina, um novo ambiente, pessoas e animais diferentes que eles ainda não criaram vínculos, é importante esse processo para que o animal não desenvolva um estresse ou uma ansiedade”, destaca.

Para Harisson, o atendimento deve se estender a apenas receber o animal e deixá-lo “de canto” até o retorno do seu dono, mas sim estimulá-lo e desenvolver suas habilidades de socialização com outros animais.

Uma das preocupações dos tutores nessa época do ano é a queima de fogos, que, em razão dos cães possuírem uma audição sensível, o fato de estarem em local diferente do seu habitat natural, possa gerar um desconforto. Harisson tranquiliza e afirma que o cuidado é especial nesse momento. “Quando existem essas datas comemorativas com fogos barulhentos, existe um manejo especial com os cães em razão dessa situação. Alguns ficam apavorados, mas eles são alocados em ambientes longe do barulho, colocamos músicas que os acalme e o principal, mantemos sempre um profissional por perto para tranquilizar o animal”.

Nos últimos anos foram muitas mudanças em relação aos cuidados com os pets, novas leis, fiscalizações mais intensas, mas Harisson acredita que apesar da melhora, ainda há um longo caminho a percorrer nesse quesito. “A conscientização da população no geral, tem acontecido, mas ainda existem muitas pessoas que ainda não conhecem o serviço para os cães, como hotéis, ou Day Care (um estilo de “creche” para os cães). Esse serviço não é apenas um luxo, mas também uma forma de cuidado e respeito com seu animal de estimação”. 

Foto:Divulgação

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também