Governo Federal reconheceu situação de emergência
O município decretou situação de emergência, após as fortes chuvas que caíram sobre a cidade no dia 28 de dezembro. Em um único dia choveu 200 milímetros, provocando diversas ocorrências. Somente no mês de dezembro, foram registrado 515 milímetros de chuvas.
O Presidente Lula estava acompanhado da Primeira-dama Janja da Silva e dos ministros Jader Filho, do Ministério das Cidades, Waldez Góes, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e Luiz Marinho, Ministério do Trabalho. Lula vistoriou as áreas afetadas e se reuniu com o Prefeito de Araraquara, Edinho Silva e com o Prefeito de Matão, Cido Ferrari, além do Vice-Prefeito de São Carlos Edson Ferraz.
Deslizamentos de terra provocaram a interdição de nove vias do município. Uma cratera se abriu na Avenida Padre Francisco Salles Culturato, arrastando um carro para o córrego Ribeirão das Cruzes. Seis ocupantes do veículo, pertencentes à mesma família morreram. O corpo da menina Gabriela Santos de 10 anos, que estava desaparecido, foi encontrado as margens do córrego na altura do bairro Parque das Laranjeiras, nessa sexta-feira (6).
O Prefeito de Araraquara, Edinho Silva falou sobre os danos causados pelas chuvas, as obras de infraestrutura e os trabalhos da Defesa Civil na recuperação do município. De acordo com o prefeito, Araraquara necessita de recursos no montante de R$ 50 milhões para recuperação dos estragos.
De acordo com o Ministro Waldez Góes, recursos federais devem ser liberados para obras de recuperação em Araraquara e o Governo Federal pretende fazer investimentos em obras de prevenção a desastres.