O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV) esteve presente no plenário e desejou um ótimo trabalho ao novo presidente da Casa, o vereador Thiago Brochi
A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Americana teve a presença do prefeito de Americana Chico Sardelli (PV) e do vice Odir Demarchi (PL). Ao lado de Thiago Brochi, o novo presidente da Assembleia Legislativa, o prefeito desejou um ótimo trabalho no comando da Casa ao Thiago Brochi, eleito presidente da Casa até 2024, e disse estar feliz de participar da primeira sessão do ano de 2023.
“É uma honra muito grande poder estar aqui, junto com o nosso presidente da Câmara Thiago Brochi. Agradecendo também Thiago Martins, que foi presidente. Estou muito feliz em poder estar aqui e desejar ao parlamento americanense que seja trabalhador e possa colher bons projetos para a nossa cidade continuar avançando. Uma parceria sempre com o Executivo. Eles legislam, falam a voz do povo e o Executivo executa com autoridade, ou, se não tiver autoridade, não tiver Câmara, não tem jeito. Parabéns ao Thiago Brochi hoje e a todos os vereadores. Quero desejar um bom ano legislativo”, comentou o prefeito.
Brochi disse que fez o convite para começar o ano com o pé direito. “Importante a gente começar a primeira sessão com a presença do prefeito, nosso líder do Executivo. Essa parceria. Conheço o Chico, ele é meu amigo e fiz questão de convidá-lo para que ele pudesse dar as boas-vindas, ele e o Odir, para que a gente possa começar com o pé direito. Nós temos grandes desafios e tenho a absoluta certeza que com a construção do diálogo, a gente vai superar esses desafios junto com o Chico e com o Odir. Em primeiro lugar, pensar em Americana com um resultado positivo”, afirmou o presidente da Câmara.
Em pauta na ordem do dia, nove projetos de lei, cinco deles foram adiados. Os vereadores aprovaram por unanimidade em primeira discussão, o projeto de autoria da vereadora Professora Juliana (PT), que dispõe sobre o Programa de Promoção da Igualdade Racial e Combate à Discriminação nas Escolas da Rede Municipal no município de Americana.
De acordo com a parlamentar, o objetivo do programa é fomentar a conscientização da necessidade de promoção da igualdade racial, prevenção e combate à discriminação nas escolas.
“O projeto tem como finalidade sensibilizar, incentivar e promover iniciativas que busquem valorizar a história negra e, em paralelo, combater essa forma de preconceito entre os alunos. O espaço escolar tem importância no combate ao racismo e na valorização do papel da população negra para a construção de um país com mais justiça social”, defendeu.
Veto
Foi acatado com dez votos favoráveis, cinco contrários e três ausências, em discussão única, o veto total do Poder Executivo ao projeto de lei nº 99/2022, de autoria do vereador Vagner Malheiros, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de lista de espera por vagas nas creches, das unidades escolares de educação infantil da rede municipal de ensino de Americana.
Rejeitado
A propositura da vereadora Professora Juliana (PT), que tentava instituir no calendário oficial da cidade, a Semana Municipal de Combate à Homotransfobia, foi rejeitado com dez votos contrários, cinco favoráveis, uma abstenção e duas ausências.