Oficinas de artesanato, feiras, capacitação e gastronomia são algumas das atividades que promovem a economia criativa e valorizam o patrimônio cultural da cidade
A cidade de Santa Bárbara d’Oeste intensificará a programação de economia criativa e artesanato neste mês de março. A agenda prevê diversas atividades destinadas à população, incluindo oficinas de artesanato, Semana Municipal do Artesão, Feiras de Artesanato e uma edição especial da Casa do Artesão “Sr. Roldão de Oliveira” no Mercadão da Cidade, além de capacitação destinada aos artesãos.
No próximo domingo, dia 12, acontecerá a “Estação Artesanal: feira de arte, cultura e gastronomia” na Estação Cultural da Fundação Romi. A iniciativa tem como objetivo fomentar a economia e estimular a geração de renda, reunindo expositores que comercializarão peças em crochê, costura criativa e artística, madeira de reaproveitamento, marchetaria, feltro, bolsas, terrários, kokedamas, quadros, decoupage, MDF, dentre outras técnicas artesanais, além de diversas delícias gastronômicas. A feira será das 8h às 12h.
De segunda-feira, dia 13, até sexta-feira, dia 17, acontecerá a Semana de Capacitação dos Artesãos, em parceria com o Sebrae Aqui, no Centro de Atendimento ao Turista. O curso presencial trará cinco temas de grande relevância para o desenvolvimento do negócio dos artesãos: “Comece a planejar o marketing de sua empresa!”; “Seja mais seguro nas decisões da sua empresa com inteligência emocional”; “Faça a divulgação certa e atraia mais clientes”; “Faça seus clientes se tornarem fãs de sua empresa!”; e “Faça o preço certo, não perca dinheiro”.
No dia 19, sábado, das 8h às 13h, a Estação Cultural da Fundação Romi será palco novamente de uma Feira de Artesanato, desta vez, com a participação dos artesãos credenciados na Secretaria de Cultura e Turismo. Os visitantes poderão conferir e adquirir produtos artesanais exclusivos e de qualidade.
Até o fim do mês, a Loja da Casa do Artesão “Roldão de Oliveira” seguirá oferecendo produtos com temática de páscoa. O local, que está situado na Rua João Lino, 362, no Centro, funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Já a edição especial da loja instalada no Mercadão da Cidade, em parceria com o empreendimento, está aberta de segunda-feira a sábado, das 7h às 21h, e domingos, das 7h às 13h30.
A programação de economia criativa e artesanato em Santa Bárbara d’Oeste visa fomentar o desenvolvimento da cultura local, além de estimular a economia criativa e a geração de renda por meio do artesanato. As atividades proporcionam oportunidades para que os artesãos locais possam comercializar suas peças e se capacitarem para melhorar a gestão de seus negócios.
No dia 26, a programação conta com a Feira de Artesanato “Mãos que fazem”, no Jardim Europa, das 9 às 15 horas. Além disso, a Secretaria de Cultura e Turismo realizará o projeto “Oficina de Artesanato”, que oferecerá diversas atividades artesanais para a população, nos dias 22, 23 e 24 de março, das 9 às 16 horas, no Centro Cultural “Edgard Tricânico d’Elboux”.
O objetivo dessas iniciativas é valorizar a produção local e promover a economia criativa da cidade, além de incentivar a capacitação dos artesãos e gerar oportunidades de negócios. A Secretaria de Cultura e Turismo também ressalta que todas as atividades seguirão as normas sanitárias e de distanciamento social recomendadas pelos órgãos competentes para prevenção da Covid-19.
O prefeito da cidade, Rafael Piovezan, destacou a importância do setor de economia criativa para o desenvolvimento local. “A produção artesanal é uma das atividades mais importantes para a economia criativa de Santa Bárbara d’Oeste. Por isso, incentivamos e valorizamos esses profissionais, que são responsáveis por gerar renda e movimentar a economia da cidade”, afirmou.
A programação de março também conta com uma exposição de arte no Centro Cultural e Biblioteca “Professor Léo Sallum”, com obras dos artistas plásticos Marcos Rafael e Jeferson da Silva. A exposição “A Arte é a Vida, a Vida é a Arte” será aberta na segunda-feira (13) e ficará em cartaz até o dia 30 de março, com entrada gratuita. O horário de visitação é das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.