A capacitação contou com a participação de 25 guardas municipais e teve carga horária de 80 horas/aula distribuídas em diversas disciplinas
O prefeito Rafael Piovezan participou na última sexta-feira (10) do encerramento do Curso Operacional de Apoio Tático da Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, município localizado no interior de São Paulo. A capacitação contou com a participação de 25 guardas municipais e teve carga horária de 80 horas/aula distribuídas em diversas disciplinas. Participantes dos municípios de Charqueada e Indaiatuba também fizeram parte do curso.
A capacitação é uma das ações da Prefeitura para a segurança pública na cidade. Nos últimos anos, Santa Bárbara d’Oeste tem obtido resultados positivos nos índices do segmento, com redução de crimes e as menores taxas de delito por 100 mil habitantes na região durante o ano de 2022. Os dados vão ao encontro de outros grandes índices já alcançados em 2021. A cidade é considerada a mais segura do Estado de São Paulo pelo Instituto Sou da Paz.
Além da capacitação do atual quadro da corporação, a Prefeitura convocou mais 23 novos guardas municipais aprovados no Concurso Público 003/2019. Com isso, o município reforça o quadro da corporação com um total de 61 novos guardas municipais em um ano.
Segundo o prefeito, Rafael Piovezan, “os investimentos são contínuos em Segurança Pública no nosso Município. Realizamos a maior contratação da história de novos guardas municipais e oferecemos uma ampla estrutura para o desempenho de suas atividades, com novas viaturas, novos armamentos e equipamentos, além da ampliação do sistema de videomonitoramento”.
O Curso Operacional de Apoio Tático é uma oportunidade para a Guarda Civil Municipal aprimorar suas técnicas e se capacitar para oferecer mais segurança à população. O objetivo é proporcionar um treinamento especializado e aprimorar as habilidades dos guardas municipais em ações táticas e operacionais, como abordagens e técnicas de imobilização.
A capacitação é dividida em diversas disciplinas, como armamento e tiro, gerenciamento de crises, defesa pessoal, direitos humanos, operações de segurança, entre outras. Com a conclusão do curso, os guardas municipais estarão mais preparados para lidar com situações adversas e atender às demandas da população.