A história diz que a coxinha surgiu em Limeira, na Fazenda Morro Azul, feita pela primeira vez ao filho da princesa Isabel
A coxinha foi classificada como uma das melhores comidas de rua pela pesquisa gastronômica do TasteAtlas, elegendo o quitute que, segundo a história, nasceu em Limeira, em 31° lugar, numa classificação mundial, atingindo nota 4.6 (de 5 pontos). A empresa é responsável por catalogar iguarias de diversos países, criando listas de avaliações.
A história diz que a coxinha surgiu em Limeira, na Fazenda Morro Azul, feita pela primeira vez ao filho da princesa Isabel. De acordo com a mesma, o garoto só comia coxas de frango e houve um dia que não havia o suficiente; então, a responsável pelas refeições criou o salgado crocante. Ao longo dos anos, esta comida se espalhou e ganhou o gosto popular, sendo comercializada tipicamente pelas ruas do Brasil; em feiras, lanchonetes, praias e, atualmente, espalhada por outros lugares pelo mundo.
Com a popularidade e essa forte história, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, trouxe a Festa da Coxinha para a cidade, com várias receitas do quitute e diversas atrações artísticas. No último ano, mais de 50 mil pessoas compareceram, nos quatro dias de evento, tendo 256.802 coxinhas vendidas. Em 2023, a 3ª Festa da Coxinha acontece nos dias 14, 15, 16 e 17 de setembro, no Parque Cidade. A festa traz música diversificada, bebidas e dezenas de receitas de coxinhas, tanto doces quanto salgadas.