Auxílio isenta em até 65% o valor da conta; veja como adquirir
A tarifa social isenta em até 65% a valor da conta de energia para consumidores de baixa renda, e 100% de desconto para indígenas e quilombolas. No entanto, muitas pessoas não solicitaram o acesso ao benefício, sendo 8.798 pessoas em Limeira, 971 em Engenheiro Coelho e 795 em Cordeirópolis.
A Elektro relatou que realiza varreduras dos dados dos clientes, e em alguns casos o desconto é automático, mas as vezes não é possível por divergência no CPF.
“Existem casos, porém, que não conseguimos fazer isso pois o CPF cadastrado na conta é diferente do CPF da pessoa inscrita no CadÚnico ou no BPC. Nesses casos, essas pessoas precisam nos procurar e solicitar o benefício”, afirma Luiz Neves, supervisor de Faturamento e Cadastro da Neoenergia Elektro, ao g1.
Os requisitos para ter direito à tarifa social são:
• Famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional, independente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família;
• Famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos;
• Famílias de baixa rendas que tenham idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, Lei LOAS, com seu respectivo NB – Número do Benefício.
• Atenção: para solicitar o benefício, a pessoa precisa possuir o NIS (Número de Inscrição Social) ou BPC/LOAS (Número do Benefício) atualizados. No caso de desatualização, é necessário ir até o CRAS (Centro de Referência e Ação Social) para regularizar a situação no CadÚnico do Governo Federal.
As inscrições podem ser realizadas pelo WhatsApp (19 2122 1696), através do site www.neoenergiaelektro.com.br, pelo telefone 0800 701 0102, nas Lojas de Atendimento ou em um dos pontos de atendimento da empresa.