Para executar o projeto será definido um órgão para ser responsável de emitir o alerta, eles terão o tempo limite de 30 minutos para fazer a divulgação do desaparecimento
O projeto visa emitir um alerta para os órgãos da administração pública em cerca de 30 minutos após a notificação do desaparecimento, uma forma de agrupar as secretarias, conselho tutelar e demais órgãos para divulgar os alertas para os servidores públicos e para a população em geral.
Para executar o projeto será definido um órgão para ser responsável de emitir o alerta. Após receber a notificação de desaparecimento pela polícia ou outra força de segurança responsável, deverá emitir um ARP através de e-mails a todos os órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional dos poderes Legislativos e Executivos; enviar mensagens de texto para os diretores gerais de cada instituição e entidades, como aeroportos e terminais rodoviários.
Os órgãos terão o tempo limite de 30 minutos para fazer a divulgação do desaparecimento da criança ou adolescente no site, inserir nas redes sociais, enviar e-mails simultâneos e mensagens reenviando o ARP e imprimir o alerta para serrem colocados nas entradas e corredores do prédio.
O alerta também deve ser enviado para os meios de comunicação como as rádios, emissoras de televisão e outros veículos de comunicação de Piracicaba, contendo nome, foto e outras informações da pessoa desaparecida.