Em ação conjunta da GAMA e da Polícia Civil, indivíduo manuseava, armazenava e descartava produtos químicos de forma irregular
Jaqueline Durões
Na quarta-feira (12), a Polícia Civil, por meio da DIG (de Americana, e em conjunto com a GAMA e o GPA (Grupo de Proteção Ambiental) executaram uma ação denominada ”OPERAÇÃO ENVIRON”.
A DIG de Americana recebeu uma denúncia sobre uma empresa, localizada no Condomínio Industrial Abdo Najar sobre diversos crimes ambientais, referentes a armazenamento, manipulação e descarte de produtos químicos de forma irregular, na via pública.
Diante disso, Investigadores de Polícia foram inspecionar o local e constatou-se que havia vários pontos de vazamento de um líquido, que saia do interior da empresa para a calçada e via pública.
Nesta operação da Polícia Civil, juntamente com a GAMA e com apoio do DAE, foi comprovado vários crimes ambientais; lançamentos de produtos químicos líquidos em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos; manipulação, conservação, armazenamento, entre outros, de forma diversa da estabelecida em lei, e a empresa também não possuía licença ou autorização para funcionar.
Diante dos fatos, o responsável da empresa foi autuado e detido em flagrante, aguardando audiência de custódia, e sua esposa e sócia, também foi detida, e após assinar um termo de compromisso, foi liberada e responderá pelo crime do artigo 60 da lei de Meio Ambiente.