sexta-feira, 22 novembro 2024

Americana registra queda de 91% nos casos de dengue, com apenas 66 nos três primeiros meses de 2023 e nenhuma morte

No ano passado, a cidade viveu uma epidemia, quando confirmou quatro mortes causadas pela doença apenas em março e oito óbitos durante todo o ano

Fotos: Divulgação Prefeitura de Americana

Por Henrique Fernandes
Enquanto Campinas declarou estado de epidemia de dengue e confirmou a primeira morte causada pela doença nesta semana, Americana registrou apenas 66 casos de janeiro a março deste ano e nenhuma morte durante esse período.
Em Americana, foram registrados 23 casos de dengue em janeiro, 18 em fevereiro e 25 no mês de março de 2023. No mesmo período do ano passado, a cidade confirmou quatro mortes (apenas no mês de março) e 783 casos positivados, ou seja, houve uma queda de 91%.
A Secretaria de Saúde de Americana atualizou os dados do mês de abril, que teve 38 casos até esta sexta-feira (14) e nenhuma morte. Em 2022, foram 1.627 em abril e dois óbitos.
Em 2022, Americana viveu uma epidemia e registrou oito mortes causadas pelo mosquito da dengue durante todo o ano. O secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira, destacou as ações para a diminuição dos casos, como as visitas realizadas pelos agentes de controles de vetores aos domicílios durante todo o ano de segunda a sábado.
“Aos sábados os agentes retornam nas casas que estavam fechadas nas visitas de segunda a sexta”, comentou. Ele ressaltou também as atividades nas escolas no decorrer do ano sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti.
As ações de desinsetização em Americana foram intensificadas através do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) desde o ano passado, inclusive nos feriados e no recesso de fim de ano, visitando milhares de casas em locais estratégicos.
Desde o início do ano, a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de combate à dengue no município, com dedetização e a aplicação de fumacê no combate a mosquitos em todas as escolas da rede municipal.
A cidade de Campinas declarou estado de epidemia na tarde desta quarta-feira (12), quando o número de casos no município chegou a mais de 2,7 mil. Na segunda-feira (10), a Prefeitura de Campinas confirmou a morte por dengue de um homem de 86 anos. Segundo a prefeitura, ele apresentou os sintomas em fevereiro e faleceu no dia 4 de março.

2022 X 2023: Comparativo do número de casos
2022
Janeiro: 7 casos e nenhum óbito
Fevereiro: 60 casos e nenhum óbito
Março: 716 casos e 4 óbitos

2023
Janeiro: 23 casos e nenhum óbito
Fevereiro: 18 casos e nenhum óbito
Março: 25 casos e nenhum óbito

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também