A casa de espetáculo será totalmente remodelada, ganhando novo telhado, nova fachada, reforma do café, ampliação e reforma de todo o hall de entrada, entre outras melhorias
Por Henrique Fernandes
O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste Rafael Piovezan (MDB) anunciou nesta quarta-feira (19) que as obras de reforma no Teatro Manoel Lyra, localizado na Rua João XXIII, na região central da cidade, vão começar nos próximos dias.
“Uma das casas de espetáculo mais importantes de toda a região será totalmente remodelada, ganhando novo telhado, nova fachada, reforma do café, ampliação e reforma de todo o hall de entrada, com novo piso, iluminação e decoração. Troca de cobertura, troca de todo o piso externo, inclusive do passeio público e novo paisagismo, reforma de todo o pavimento superior, onde encontra-se instalada a Secretaria de Cultura e Turismo e pintura do prédio”, disse o prefeito.
O custo total da reforma está orçado no valor de R$ 2,2 milhões e será realizada pela empresa A. C. Camargo Construções Ltda, com recursos próprios e do Governo do Estado de São Paulo. A previsão de duração da obra é de 12 meses.
“As intervenções realizadas no Teatro têm o objetivo de oferecer maior conforto ao público que acessará uma das principais salas de espetáculos de toda a região. Pelo nosso teatro já passaram grandes artistas do Brasil e do Mundo, além de grandes talentos de Santa Bárbara d’Oeste, que por meio de seu trabalho, levam alegria e o melhor da Cultura. Em Santa Bárbara valorizamos a arte e a nossa história”, disse o prefeito Rafael Piovezan.
Em 2021, a prefeitura executou a reforma interna da sala de espetáculos, que ganhou modelo de poltrona mais confortável, com assento mais alto e um encosto fixo. Além de atender um Plano de Acessibilidade, oferecendo poltronas para obesos, bem como para pessoas com mobilidade reduzida e espaços para cadeirantes com acompanhantes. Foram instaladas 584 novas poltronas na ocasião.
Além disso, o piso do palco do Teatro foi substituído por assoalho com sistema de amortecimento que oportuniza uma melhor experiência aos artistas, especialmente da dança. Além das substituições das poltronas e carpete, o local também acaba de receber a substituição de parte do forro lambril e é preparada a higienização completa das paredes internas.
Teatro
Inaugurado em 26 de junho de 1995, o Teatro Municipal “Manoel Lyra” foi um espaço criado para resgatar a emoção, o interesse e o desenvolvimento cultural de Santa Bárbara d’Oeste. Hoje é um ícone da cultura e um patrimônio da história barbarense e recebe o nome de um pioneiro do teatro no interior paulista: Manoel Lyra, artista barbarense que dedicou sua vida à arte dramática de forma apaixonada e incansável.
O Teatro Municipal “Manoel Lyra” é palco de diversas manifestações culturais: teatro, dança, shows musicais, palestras, workshops, orquestras, entre outros. Por ano, mais de 45 mil pessoas prestigiam apresentações na sala de espetáculos barbarense.
O local tem capacidade para 596 pessoas, sendo 584 poltronas, seis poltronas para obesos e seis lugares para cadeirantes, contando com 4 camarins (2 superiores e 2 inferiores), palco italiano com 12 metros de boca e 9 metros de profundidade, além de uma excelente acústica.
Quem foi Manoel Lyra?
O Teatro Municipal recebe o nome de um pioneiro das artes da cena no interior paulista: Manoel Lyra, artista barbarense que dedicou sua vida à arte dramática de forma apaixonada e incansável e foi um dos grandes batalhadores pelo teatro amador da cidade nas décadas de 50 e 60, quando existiam os grêmios dramáticos.
Nenê Lyra, como era chamado pelos amigos, foi operador da máquina de projeção do antigo Cine Santa Bárbara e depois do Cine Santa Rosa. Fundou os Grêmios Dramáticos “Os Filhos do Progresso”, “União Operária” e “Santa Bárbara” – esse último junto sua esposa Benedicta Amaral. Destacado como símbolo da arte teatral da cidade, Manoel Lyra morreu em 18 de janeiro de 1973.