Conheça a história de um dos maiores líderes da Inconfidência Mineira e da liberdade no país
Por Nayara Lourenço
O dia 21 de abril homenageia Joaquim José da Silva Xavier, ou Tiradentes, um dos grandes líderes da Inconfidência Mineira. A Conjuração Mineira foi uma das grandes revoltas organizadas contra a Coroa portuguesa durante o período colonial. Por ser um dos grandes propagandistas do movimento, Tiradentes foi condenado à morte.
Em maio de 1789, Tiradentes foi preso. No dia 21 de abril de 1792, ele foi enforcado no Rio de Janeiro, esquartejado e teve partes do seu corpo espalhadas pela estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais.
A cabeça de Joaquim foi colocada na praça central de Vila Rica, e sua morte serviu como exemplo de intimidação. Sendo assim, a data faz alusão ao dia do seu enforcamento. Após isso, a imagem de Tiradentes passou a ser utilizada como símbolo de luta pela liberdade no Brasil.
Durante o governo provisório de Deodoro da Fonseca, foi estabelecido, no dia 14 de janeiro de 1890, o dia 21 de abril como feriado nacional, através do Decreto nº 155-B.
A data em questão foi reafirmada como feriado por leis criadas em 1933 e 1949, e Tiradentes se tornou patrono cívico do país. O dia da morte de Joaquim José da Silva Xavier ainda é considerado feriado nacional, através da Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.