Benefício por seis meses vale automaticamente para consumidores das categorias Residencial Social e Vulnerável
Por Henrique Fernandes
A Sabesp informou que vai isentar do pagamento de contas mais de 600 famílias de São Sebastião que têm o benefício das tarifas Residencial Social e Residencial Vulnerável. Outros 20 hotéis e pousadas que estão sendo utilizados para receber a população desabrigada pelas chuvas de fevereiro terão a tarifa reclassificada para Entidade de Assistência Social, com valores reduzidos.
A medida, válida por seis meses, contribui para minimizar os impactos gerados pelas chuvas que atingiram o Litoral Norte. Autorizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP), ela se junta aos esforços do Governo do Estado para reconstrução da região.
Não será preciso fazer solicitação à Sabesp, pois a isenção vai ocorrer automaticamente, com data retroativa em 19 de fevereiro. Os consumidores que pagaram as contas no período receberão crédito para desconto em cobranças futuras.
A tragédia no Litoral Norte de São Paulo ocorreu no dia 19 de fevereiro deste ano e deixou 64 mortos, sendo 63 vítimas na cidade de São Sebastião. Durante a madrugada, a região sofreu com um alto volume de chuva superior a 600 milímetros, que causou diversos deslizamentos e inundações.
Ações
Após as fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte, em fevereiro, a Sabesp vem realizando ações e atividades para ajudar os moradores. Arrecadou mais de 105 toneladas de alimentos para doar às famílias, além de mais de 123 mil peças de roupas e mais de 75 mil itens de higiene e limpeza.
Também disponibilizou caminhões-tanque para abastecer as regiões atingidas – mesmo as que não são operadas pela Companhia. Cerca de 140 mil litros de água foram distribuídos por dia.
A Sabesp também deu início à construção do sistema de abastecimento de água que vai atender aos bairros de Barra do Sahy, Baleia e Camburi/Camburizinho, em São Sebastião. Cerca de 6.000 imóveis serão conectados à rede, beneficiando quase 30 mil pessoas, entre moradores, turistas e veranistas.
Os investimentos serão de R$ 27 milhões e a previsão é que as obras sejam concluídas no fim deste ano. Até que elas sejam finalizadas, foram instaladas três caixas-d’água coletivas na parte baixa da Vila do Sahy e outras três serão implantadas até domingo no bairro Baleia Verde, ambos em São Sebastião.