A publicação aconteceu nesta semana através do Diário Oficial do Município, o edital do Chamamento Público para Assistente de Alfabetização Voluntário do Programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação
Por: Jaqueline Durões
A alfabetização pode mudar de maneira significativa os rumos de um país, uma vez que, quanto maior o acesso do ser humano a tudo o que a leitura oferece, seja por via cultural, lazer ou até mesmo pela própria educação, maiores são as chances de conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida e acesso a novos caminhos.
A Secretaria de Educação de Americana publicou nesta semana no Diário Oficial do Município, o edital do Chamamento Público para Assistente de Alfabetização Voluntário do Programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação.
As inscrições podem ser feitas nos dias 24 a 28 de abril, os interessados tem que ser maiores de 18 anos que tenham diploma de Magistério (nível médio) ou curso superior em Pedagogia ou Licenciatura em Letras.
O secretário de Educação, Vinicius Ghizini declarou: “O processo de alfabetização é um momento especial na vida de cada criança e essa descoberta da linguagem escrita merece toda atenção dos educadores”.
Programa Tempo de Aprender tem o objetivo de fortalecer e apoiar instituições escolares no processo de alfabetização em leitura, escrita e matemática para estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. O profissional atuará no apoio ao professor alfabetizador.
No site oficial da Prefeitura (www.americana.sp.gov.br) já tem disponível o banner de acesso ao Portal do Candidato, onde constam as informações sobre o atual processo. A seleção será realizada por meio da apresentação de títulos de formação acadêmica que serão enviados no ato de inscrição de forma on-line.
Conforme lista de classificação, os aprovados, poderão optar por nove unidades escolares de ensino fundamental, sendo cinco CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) e quatro EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental).
No dia 05 de maio haverá a publicação da classificação dos candidatos, quando se inicia a convocação dos classificados aprovados. O início das atividades nas instituições escolares está previsto para 10 de maio.
Como se trata de trabalho de natureza voluntária, a atuação do profissional não gerará vínculo empregatício nem obrigação trabalhista. Pelo trabalho prestado, o assistente de alfabetização receberá um benefício mensal de R$ 150,00 por cinco horas semanais e os candidatos podem atuar em até oito turmas.