Plano da empresa que fornece o serviço prevê atender 15,8 mil novos clientes até 2025
Por Renato Pereira
Americana e Santa Bárbara d’Oeste devem receber, juntas, 313 km de novas tubulações para distribuição de gás natural. O investimento será realizado pela Comgás, empresa que fornece o serviço em ambos os municípios.
O projeto de expansão prevê a construção de 80 quilômetros de rede em Americana até 2024 e outros 233 quilômetros em Santa Bárbara d’Oeste até 2025.
A previsão é que as obras comecem ainda neste mês. A pretensão da empresa é conectar mais de 15,8 mil novos clientes quando concluídas as extensões.
Em Americana, serão beneficiados bairros como os jardins Ipiranga, Boer, Mirandola, dos Lírios, São Roque e São Domingos, bem como Vila Cordenonsi, Conserva, Campo Limpo e o Loteamento Industrial Nossa Senhora de Fátima – região onde está sendo construído o Americana Mall, primeiro shopping da cidade.
O município já conta com 16.914 clientes conectados à rede da Comgás e a intenção é atender, até 2025, mais 9.503 clientes em um total de 395 km de rede instalada.
Já em Santa Bárbara d’Oeste, as principais regiões são Cidade Nova I e II, Planalto do Sol, Mollon e Jardim Santa Rita de Cássia, além do Parque Zabani, Nova Conquista e Europa IV. O município já conta com 2.386 clientes e a na cidade a intenção é atender, até 2025, mais 6,3 mil em um total de 280 km de rede.
A diretora de Operações e Serviços da Comgás, Carla Sautchuk, a expansão da rede é planejada para que não haja prejuízos ao meio ambiente. “As obras de expansão são feitas com baixo impacto ambiental, além de receber investimentos constantes de tecnologia para melhorar a experiência dos usuários”, destaca.
De acordo com ela, os processos de construção e ampliação da rede de distribuição da companhia são feitos com a utilização de métodos não destrutivos para implantar as tubulações subterrâneas. O procedimento consiste na abertura de pequenas valas, pelas quais passam as ferramentas de perfuração, resultando em menores impactos e incômodos à população.
A cada etapa, as valas abertas são fechadas provisoriamente quando o trabalho não é concluído, a fim de não prejudicar o fluxo de pedestres e veículos. Além disso, é utilizada uma tinta à base de água, que, com o tempo, desaparecerá do asfalto. Após a conclusão dos serviços, é realizada a recomposição definitiva dentro do padrão da calçada ou via preexistente e todas as intervenções são discutidas e avaliadas com a Secretaria de Obras dos municípios.
Para obter informações sobre as obras que estão acontecendo, o munícipe pode acessar o link https://virtual.comgas.com.br/campanhas/obras. E para solicitar uma conexão de rede à Comgás, o consumidor deve acessar o portal Quero Comgás https://querocomgas.com.br/.
Em alta
O uso do gás natural encanado tem se popularizado no Brasil, tanto no setor residencial quanto nos comercial e industrial. O produto é utilizando em fogões, fornos, aquecimento de água ou piso, lareira, tocheiro, aquecimento de piscina, entre outros
Além de ser mais seguro, por ser mais leve que o ar, ele se dissipa com facilidade em caso de vazamento, não requer estocagem e a cobrança do uso é feita de acordo com o consumo. O uso do gás natural também gera impactos positivos no meio ambiente e na mobilidade urbana, por emitir menos gases poluentes na atmosfera e dispensar o uso de caminhões para entrega.